Jovens Talentos para a Ciência estimula a inserção dos estudantes no meio científico

Alterada em 27/03/2013, às 15h35min.

Encerra, no dia 3 de abril, o prazo de inscrição no Programa Jovens Talentos para a Ciência, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes. O programa tem como principal objetivo inserir o mais cedo possível os estudantes de nível superior no meio científico. Após o prazo de inscrição, que pode ser feito nas coordenações dos cursos, independente da área de conhecimento, os alunos passarão por uma prova de conhecimentos gerais que será aplicada no dia 5 de maio, ainda sem horário definido. A prova será aplicada pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).

A UFSM realizará a prova em três locais. No Campus de Camobi farão a prova os alunos de Santa Maria e da UDESSM de Silveira Martins. Já os alunos dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões realizarão a prova em suas cidades. Após o dia 28, os alunos devem entrar no site jovenstalentos.capes.gov.br/bolsas para conferir seu local de prova. Para conseguir a aprovação e seguir para a fase de pesquisa, é necessário que o aluno atinja pontuação igual ou superior a sessenta. Os alunos aprovados receberão bolsas de pesquisa de 400 reais pelo período de um ano, de julho de 2013 a agosto de 2014.

Essa é a segunda edição do Programa Jovens Talentos para a Ciência. A primeira teve início em agosto do ano passado e ainda está em andamento, encerrando-se em julho desse ano. Para a edição deste ano, a maior modificação feita pela Capes diz respeito aos alunos que podem participar do processo de seleção. Ano passado, apenas alunos do primeiro semestre poderiam se inscrever. Agora, alunos ingressos no segundo semestre de 2012 e primeiro semestre de 2013 podem participar.

O professor Alessandro Dalcol, coordenador de Iniciação Científica da UFSM, aponta outros objetivos importantes do programa, além da inserção ao meio científico o mais cedo possível. De acordo com ele, o programa é fundamental para outro projeto da Capes e do CNPQ, o Ciência sem Fronteiras. Para participar do programa, é preciso que o aluno já tenha feito pelo menos vinte por cento da carga horária do curso, o que geralmente é atingido apenas após o primeiro ano de graduação. Com a participação no Programa Jovens Talentos no primeiro ano, o aluno pode chegar ao Ciência sem Fronteiras mais preparado e estimulado.

Além disso, Dalcol também destaca que a participação no projeto também contribui para que o aluno migre para outras bolsas de pesquisa dentro da própria Universidade, dando continuidade ao trabalho iniciado no primeiro ano. O coordenador também faz uma avaliação positiva do primeiro ano do Programa Jovens Talentos, embora ainda não tenha se encerrado. De acordo com ele, tanto alunos, quanto professores envolvidos com o projeto destacaram a importância do programa para a iniciação científica:

– Os alunos que participam querem continuar com a pesquisa mesmo após encerrada a sua bolsa, e estão procurando seus professores para isso. E eles também percebem que se trata de alunos diferenciados. – elogia.

Na primeira seleção, 89 alunos atingiram a nota mínima na prova de seleção, e todos eles estão trabalhando com professores responsáveis pela orientação dos projetos. Dalcol ressalta a tentativa de mesclar os grupos de pesquisa, colocando esses alunos sem experiência juntamente com outros que possuem mais tempo na área e, se possível, com alunos também de mestrado e doutorado:

– No caso específico da medicina, tentamos incluir também alunos da residência médica.

O interesse dos alunos na participação do Programa Jovens Talentos tem agradado os professores. O coordenador do curso de Tecnologia em Processos Químicos, Edson Irineu Muller destaca que embora seja um programa novo e ainda não tenha encerrado o primeiro ano, já é possível perceber a importância do trabalho científico e de pesquisa desenvolvido. Um dos alunos do curso envolvido no projeto participou e, posteriormente, migrou para outra bolsa de pesquisa da Universidade:

– Nós já entramos em contato com os alunos por email para comunicar sobre as inscrições, e vários já manifestaram interesse em participar – comentou Muller.

Fique atento às datas:

As inscrições no Programa Jovens Talentos para a Ciência podem ser feitas até o dia 3 de abril. Após a inscrição, será disponibilizado no site jovenstalentos.capes.gov.br/bolsas a consulta do local de prova, que ocorre no dia 5 de maio de 2013. O horário de aplicação ainda não foi definido.

As provas serão aplicadas nos campi de Santa Maria, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

O valor da Bolsa: R$ 400,00.

Duração da Bolsa: 1 ano (julho de 2013 a agosto de 2014).

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Nicholas Lyra – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.