“Teorias Pedagógicas Hoje” é tema de palestra no Pós em Educação

O Programa de Pós-graduação (PPG) em Educação realiza a palestra “Teorias Pedagógicas Hoje”, com o professor Claudio Dalbosco (UPF), sexta-feira (5), às 18h, na sala Azul – 3272, prédio do Centro de Educação (CE). Claudio Dalbosco é pesquisador do CNPq e professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação. Atualmente é membro do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e vice-presidente

do Grupo de Trabalho (GT) Filosofia da Educação da ANPEd.

Na palestra, o professor pretende enfocar suas pesquisas sobre as teorias pedagógicas, baseadas na idéia de que a simples transmissão de pensamentos clássicos ou a discussão superficial de temas desacoplados da prática pedagógica não efetiva a reflexão e compreensão dos seus aspectos educativos. Diante disso, emerge a necessidade de se questionar sobre a própria formação dos professores e rediscutir a tarefa da Filosofia da Educação através de parâmetros mais atualizados da cultura filosófica. Na medida em que há uma racionalidade que não pode mais simplesmente explicitar o modelo de ensino idealizado ou lógico de filosofia, introduz-se a possibilidade de reconduzir as propostas pedagógicas a partir do reconhecimento intersubjetivo e hermenêutico de conjugação entre a filosofia e a prática educativa. Sob essa lógica, os programas de ensino contemplariam não somente a teoria filosófica, mas a sua reflexão com a problemática educacional, possibilitando a comunicação e a articulação dos conhecimentos.

A palestra é uma promoção do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação (GPFORMA), com apoio do PPGE/UFSM.