Banda de Fuzileiros Navais alegra a tarde no campus da UFSM

No início da tarde ensolarada desta quarta-feira (10), a Universidade Federal de Santa Maria recebeu a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais para uma apresentação. Centenas de pessoas, entre estudantes, funcionários e professores da Universidade e a comunidade santa-mariense em geral, prestigiaram a atividade que aconteceu no Largo do Planetário.

Para iniciar a apresentação, o vice-reitor, Dalvan Reinert, deu as boas-vindas à comunidade acadêmica e aos visitantes da UFSM. Na sequência, o suboficial Marcelo, integrante da Banda Marcial, destacou que a vinda da formação completa, com 98 músicos, desde o Rio de Janeiro até Santa Maria, foi uma forma de homenagear as vítimas e sobreviventes do incêndio da Boate Kiss. “Precisamos prosseguir, chega de luto, vamos à luta”, ressaltou o militar.

A Banda Marcial dos Fuzileiros Navais se apresentou na UFSM pela primeira vez nesta quarta-feira. O “poder congregador da Banda Marcial”, também destacado pelo suboficial Marcelo, foi percebido durante o evento. Ao som de clássicos da música brasileira como “Maria, Maria” e “Aquarela do  Brasil”, músicos da Banda incentivaram a participação do público através das palmas, e contribuíram para a integração entre os militares e a comunidade. Outro momento singular ocorrido durante a atividade foi a formação dos caracteres da sigla UFSM pelos integrantes da Banda, que proporcionaram um show visual e musical aos presentes.

Ao final da apresentação, a Banda abriu espaço ao público e deu a oportunidade para que eles tirassem fotos e perguntassem sobre os instrumentos que compõem a Banda, como bumbos, taróis, surdos, liras, pífaros, gaitas de fole, trompetes e trombonetas.  “A recepção foi calorosa, e houve essa interação que nós esperávamos, com o interesse do público em conhecer a banda e os nossos instrumentos. Essa é a parte principal da nossa apresentação”, enfatizou o capitão de corveta Amaral. Ele também contou que, antes de se apresentarem, os militares da banda almoçaram no Restaurante Universitário ao lado dos estudantes da UFSM: “pudemos trocar ideias e experiências com as pessoas de quem nos sentamos ao lado. Essa interação é o mais gratificante para nós”.

Após a apresentação, o vice-reitor Dalvan Reinert destacou que o repertório e a movimentação dos integrantes da Banda contribuíram para que eles atingissem o objetivo a que tinham se proposto: usar a música como um componente alegre para reduzir o stress pelo qual Santa Maria passou recentemente. O professor Dalvan também salientou o papel desempenhado pela Universidade ao abrir o campus para toda comunidade em eventos como esse: “Tem surgido oportunidades, como a vinda da Banda Marcial, do programa Pretinho Básico, e sei que muitas outras iniciativas virão para contribuir para o retorno do espírito de alegria e otimismo da cidade. A UFSM tem espaços bons e boas parcerias, então estamos ajudando para que isso aconteça", destacou o vice-reitor.

Repórter: Luciane Treulieb

Fotografia: Ítalo Padilha