3ª Profitecs já tem parcerias, atrações e exposições confirmadas

A 3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias da UFSM, a Profitecs, ocorrerá nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2013. A Profitecs acontece no Centro de Eventos da UFSM, com entrada franca e apenas uma identificação dos visitantes no portão de entrada.

De acordo com o professor João Rodolpho Amaral Flôres, pró-reitor de Extensão e coordenador Geral do Evento, são esperados cerca de 30 mil visitantes para a mostra. Entre estes, principalmente alunos de Ensino Médio, em fase pré-acadêmica. No entanto, a expectativa é de que muitas famílias compareçam durante o final de semana, assim como alunos de ensino fundamental que já têm curiosidade sobre a universidade.

Em comparação a Profitecs anterior, a nova edição traz melhorias na organização e operacionalização do evento, por parte da comunidade universitária. Na primeira, em 2011, foram trabalhados principalmente os cursos que a UFSM oferece. Já na segunda, todos os Centros participaram, com mostras das atividades de ensino, pesquisa e extensão.  Averiguou-se que muitos jovens não definiram suas escolhas apenas pelo teste vocacional, e mais pelo diálogo com alunos dos cursos. Assim, para a edição de 2013, houve uma mobilização ainda maior da comunidade universitária. O pró-reitor ressalta que inclusive a campanha publicitária do evento foi produzida por acadêmicos.

Entre as atrações que serão mantidas da edição anterior, estão: a Rua das Artes, organizada pelo Centro de Artes e Letras; os projetos de relações comunitárias e com as Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Aeronáutica e Polícia Federal; e a Praça de Alimentação alternativa, fruto do Projeto Esperança/Cooesperança.

Junto às inovações deste ano, haverá um pavilhão para abrigar exposições científicas produzidas na universidade, que tem por base a sustentabilidade. Pelo menos dez experimentos novos, feitos com material reciclável serão expostos, de móveis a robôs de alta tecnologia. A reitoria contribuiu com recursos financeiros para cada projeto.

Um espaço será reservado para uma mostra científica de ensino médio. Após convite feito a 8ª Coordenadoria de Educação do Rio Grande do Sul (CRE/RS), com sede em Santa Maria, escolas da região central do Rio Grande do Sul exibirão seus projetos aos demais estudantes. No espaço do pavilhão polivalente, a Universidade Federal do Rio Grande (Furg) também apresenta uma mostra ligada à iniciação científica.

Além disso, haverá adesão de projetos comunitários que não estiveram presentes antes, como integrantes do Mercocycle. Ainda, a Profitecs contará com a presença da Associação de Veículos Antigos de Santa Maria, shows externos de bandas de rock, bandas marciais, e apresentações de músicas tradicionais e latino-americanas.

Nos dias 23 e 24 de maio, o Centro de Eventos permanecerá aberto das 9h às 17h, com mostras, serviços, praça de alimentação e atividades culturais. No dia 25, sábado, incluem-se as atividades desportivas e de lazer, e os shows culturais. Nesse dia, o encerramento ocorrerá às 20h.

Dos resultados esperados pela 3ª Profitecs, estão oportunizar à comunidade acadêmica um espaço de interatividade efetiva entre as ações de ensino, pesquisa e extensão, e contar com a participação de alunos, docentes e servidores técnico-administrativos. Ainda, abrir a possibilidade para que outros conheçam a produção de sabedoria gerada na universidade.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Notícia vinculada a