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Pró-conselho inicia nesta terça



 

Inicia nesta terça-feira (30), o Curso de Extensão a Distância “Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação – Pró-Conselho”. No Rio Grande do Sul, a UFSM é a gestora desse projeto, em parceria e cooperação técnica com o Ministério da Educação e Secretaria da Educação Básica. A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/RS) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS) integram o Grupo de Trabalho – GT Estadual.

A equipe gestora/formadora do projeto é composta pelos professores Marilene Gabriel Dalla Corte (coordenação Geral), Janilse Fernandes Nunes (coordenação Adjunta Pedagógica), Jocéle Kantorski (coordenação Adjunta Local, representando a UNCME/RS),  Joacir Marques da Costa (Professor Supervisor), professores Tutores, Apoio Administrativo e Apoio Técnico em Informática.

O Curso tem como principal objetivo “capacitar Conselheiros Municipais de Educação e/ou Técnicos do quadro efetivo das Secretarias Municipais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, visando qualificar a atuação do Conselheiro e/ou Técnico em relação à ação pedagógica escolar, à legislação e aos mecanismos de financiamento, repasse e controle do uso das verbas da educação, de modo a tornar os Conselhos Municipais de Educação instância efetiva de proposição, fiscalização e normatização das práticas educacionais para que estes se fortaleçam enquanto lócus de diálogo e mediação entre o poder público e a sociedade a fim de alcançar a gestão democrática e a qualidade social da educação pública”.

Contando com a participação de 80 municípios do RS (160 cursistas), o curso se desenvolve em 180h, mediante estudos e atividades no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem "Moodle-Conselheiros" e em dois encontros presenciais em Santa Maria (município pólo), tendo como previsão de término desta primeira edição o mês de setembro/2013.

Assim, esse projeto de extensão inicia com uma grande expectativa e ideal que é oportunizar aos Conselheiros e Técnicos a reflexão crítica sobre o papel sociopolítico dos Conselhos Municipais de Educação, fundamentando os trabalhos a partir da política de democratização e a análise da realidade da educação brasileira na contemporaneidade.

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