Campanha eleitoral para a Reitoria da UFSM terá início no dia 14 de maio

As chapas que vão disputar a eleição à reitoria da Universidade Federal de Santa Maria serão oficialmente conhecidas até o dia 14 de maio. O registro das candidaturas deverá ser feito no dia 13 e até as 12h do dia 14. A campanha terá início às 16h dessa data, estendendo-se até 1º de julho. A consulta à comunidade universitária será nos dias 2, nos polos de Ensino a Distância, e 3, na UFSM. O resultado final será divulgado no dia 8 de julho, após prazo para recursos.

Os prazos constam no Regimento Interno de Consulta à Comunidade, divulgado na tarde desta segunda-feira (6) em audiência para a comunidade universitária e a imprensa realizada no Salão Imembuí, na reitoria da UFSM. Na ocasião, a comissão responsável pela coordenação e organização do processo apresentou o regimento e esclareceu dúvidas.

“É um esforço que a Universidade faz para eleger democraticamente o reitor e vice”, salientou o coordenador da comissão, Marcelo Artur Rauber. O professor Carlos Alberto da Fonseca Pires, membro da comissão, explicou que os regimentos internos das últimas duas consultas foram atualizados.

Conforme o regimento, poderão concorrer aos cargos de reitor e vice-reitor os docentes integrantes da carreira de magistério superior, ocupantes dos cargos de professor titular ou professor associado nível 4, ou que tiverem título de doutor, nesse casso independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado.

Já os votantes serão os docentes do quadro da UFSM, ocupantes de cargo efetivo em exercício e aposentados; professores substitutos contratados antes da publicação do edital das eleições e com contrato em vigor até o dia da consulta à comunidade; técnico-administrativos em educação em efetivo exercício e aposentados; e estudantes regularmente matriculados no 1º semestre de 2013 nos colégios de ensino médio e tecnológico, nos cursos de graduação, especialização, mestrado, doutorado, nas modalidades presencial e à distância, aluno especial I e II, exceto os que estiverem com trancamento total de matrícula.

O voto será facultativo e paritário: 1/3 docentes ativos e aposentados, 1/3 técnico-administrativos ativos e aposentados e 1/3 estudantes. A relação de todos os votantes e dos membros das mesas receptoras e escrutinadora será divulgada pela comissão de consulta no dia 3 de junho. O número de urnas a serem disponibilizadas vai depender da necessidade.

Campanha eleitoral tem regras

O regimento ainda estabelece as restrições da propaganda eleitoral válidas já a partir da publicação do mesmo, nesta segunda-feira. Os candidatos e seus apoiadores não podem veicular matérias pagas em veículos de comunicação; utilizar spray de tinta e fixação de propagandas com cola fora dos locais previamente indicados pelo código de postura da UFSM; receber contribuição financeira e material, para fins de campanha, de qualquer partido político e de outras entidades externas à UFSM, bem como de órgãos internos; utilizar pessoas, nos trabalhos de campanha, que não integrem a comunidade universitária para panfletagem, bandeiraços e passeatas dentro da UFSM. Os debates oficiais serão acertados previamente entre a Comissão de Consulta à Comunidade e os candidatos inscritos.

Para ver a íntegra do regimento, CLIQUE AQUI.

A comissão de consulta disponibiliza um e-mail para contato: consultareitor2013@ufsm.br.

Foto: Ítalo Padilha.

Repórter: Ricardo Bonfanti.