Curso de Engenharia Acústica à frente de discussão nacional sobre revisão de normas da ABNT

Pioneiro no país, o curso de Engenharia Acústica da Universidade Federal de Santa Maria vem se destacando nacionalmente. Nesta semana, docentes e discentes participam de importantes eventos em São Paulo, como as discussões que devem resultar em mudanças nas normas referentes à emissão de ruídos, consideradas fundamentais para o controle da poluição sonora no Brasil.

A coordenadora do curso, Dinara Xavier da Paixão, preside a Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac), que está coordenando a Comissão de Estudos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) responsável pela revisão das normas NBR 10.151 e NBR 10.152, relacionadas à medição e avaliação de níveis de pressão sonora em ambientes externos e internos às edificações.

Segundo Dinara, ambas as normas são de extrema relevância, pois estão citadas nas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e nas legislações referentes ao chamado “ruído de vizinhança”. “Dentre as principais alterações, estão a introdução do cálculo da incerteza nas medições e a subdivisão da análise das emissões externas e internas, que anteriormente constavam apenas na NBR 10.151”, relata.

As duas normas, que devem ir a Consulta Pública ainda em 2013, serão discutidas nos dias 9 e 10 de maio, em reuniões que acontecem paralelamente à 17ª AES (Audio Engineering Society) Brasil Expo, em São Paulo. Além da professora Dinara Paixão, um grupo de 37 alunos do curso de Engenharia Acústica e dois técnico-administrativos da Rádio Universidade também participam deste que é o maior evento de áudio, vídeo, iluminação e instalações especiais da América Latina, com início nesta terça-feira (7). A viagem, sob a coordenação do professor Nilson Evilásio de Souza Filho, tem o apoio da direção do Centro de Tecnologia e da reitoria da UFSM, e foi viabilizada por meio de um convênio entre a AES Brasil e a Sobrac.

Além de atuarem efetivamente na equipe de apoio, os alunos vão ter a oportunidade de participar das palestras e demais atividades, como a mostra de novas tecnologias e equipamentos. Dois deles – Jéssica Lins Souza e Bernardo Henrique Murta – vão apresentar trabalhos no 11º Congresso de Engenharia de Áudio, que integra a programação da 17ª AES Brasil Expo e do qual a UFSM é apoiadora também no Comitê de Programa Técnico, através do professor Eric Brandão, docente do curso de Engenharia Acústica.

Foto: Ítalo Padilha.

Repórter: Ricardo Bonfanti.