Eleição dos representantes para participar do 53º Congresso da UNE ocorre hoje na UFSM

Acontece nesta quinta-feira (9), nos campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a votação que escolhe os delegados que irão participar com direito a voto do 53º Congresso da UNE (CONUNE) que ocorre em Goiânia, de 29 de maio a 2 de junho deste ano. Estão inscritas quatro chapas: Reconquistar a UNE (Chapa 1), Bloco da Mudança ( Chapa 2), A UNE somos nós ( Chapa 3) e Mutirão ( Chapa 4).

Para conhecer as propostas da Chapa 1, CLIQUE AQUI; veja também a página no Facebook

Para conhecer as propostas da Chapa 2, CLIQUE AQUI; veja também a página no Facebook.

Para conhecer as propostas da Chapa 3, CLIQUE AQUI; veja também a página no Facebook.

Para conhecer as propostas da Chapa 4, CLIQUE AQUI; veja também a página no Facebook.

A UNE é a entidade máxima de representação dos estudantes brasileiros e reúne todos os Diretórios Acadêmicos ( DA’s), Centros Acadêmicos (CA’s) , Diretórios Centrais dos Estudantes (DCE’s) e Uniões Estaduais dos Estudantes ( UEE’s). A entidade tem como base a defesa dos direitos dos estudantes e participa dos principais debates e lutas do país.

O Congresso da UNE ocorre a cada dois anos e durante o evento é feita a escolha da nova diretoria da UNE. Além da votação, o objetivo do Congresso é debater e trocar opiniões sobre o país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos relevantes.

Segundo a representante do Diretório Central dos Estudantes da UFSM, Adrieli Manajobosco, a votação da escolha dos delegados acontece em várias Universidades de todo o país e é de extrema importância a participação dos estudantes para que assim possa consolidar uma união e cada vez mais estudantes possam engajar na luta, e avançar na transformação de uma educação pública democrática e de qualidade.

A votação teve início 8h30min e segue até 21h. Podem votar estudantes de graduação na modalidade presencial da Universidade, o eleitor deve apresentar documento com foto (RG, Carteira da Biblioteca). Os estudantes devem votar na urna do hall de seu centro, exceto nos seguintes casos:

– Letras Português Bacharelado e Letras Português Licenciatura, Letras Espanhol e Letras Inglês votam na urna do CE;

– Biologia votam na urna do CE;

– Fonoaudiologia: 1° semestre votam na urna do CCS, 3°, 5° e 7° votam na urna do Prédio de Apoio;

– Odontologia: 1° e 2° semestre votam na urna do CCS e do 3° ao 10° semestre votarão na Antiga Reitoria;

– Psicologia, Economia e Relações Internacionais votam no Prédio de Apoio;

– Direito e Ciências Contábeis votam na Antiga Reitoria.

Ao término da votação, a contagem dos votos será feita na sede do DCE do centro e logo após será divulgado o resultado. Para mais informações, acesse a página do DCE.

Foto: Ítalo Padilha.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.