PROGEP promoveu homenagem ao Dia das Mães em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Santa Maria

No próximo domingo (12), comemora-se o dia das Mães. Em virtude disto, durante esta semana, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas promoveu eventos em Homenagem às Mães em Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Santa Maria.

Os eventos em Frederico e Palmeira aconteceram na quarta-feira, nos turnos manhã e tarde, respectivamente. No turno da manhã o evento aconteceu no Auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, para as servidoras do CAFW e do Campus FW. A abertura do evento foi realizada pelo reitor, prof. Felipe Martins Müller, pelo diretor do CESNORS, prof. Genésio Mario da Rosa e o vice-diretor do Colégio Agrícola, prof. Douglas Renato Müller. No turno da tarde a homenagem aconteceu em Palmeira das Missões e a abertura do evento foi realizada pelo Prof. Rafael Lazzari, Vice-Diretor do CESNORS.

Em ambas as cidades, as servidoras puderam assistir à palestra da prof. Andressa Botton, com o título “Mãe é mesmo tudo igual? Pensando as diversidades no exercício desse papel”. A palestrante Andressa abordou os papéis impostos pela sociedade para a mulher; a obrigação (ainda vigente) da maternidade; mãe ideal x mãe real; mãe que trabalha fora; os diferentes modos de ocupar e exercer o papel de mãe; entre outros aspectos.

Após a palestra, houve um momento musical com a servidora Tiane Tambara. As homenagens contaram com um público de aproximadamente 50 pessoas nas duas cidades.

Já em Santa Maria, a homenagem ocorreu na quinta-feira, no turno da tarde, no Espaço Multiuso da UFSM. A abertura do evento foi realizada pelo pró-reitor substituto de Gestão de Pessoas, José Adroaldo Parcianello e pelo vice-reitor da UFSM, Dalvan José Reinert.

Após, ocorreu a palestra com Adriane Rubio Roso, professora e coordenadora do curso de Psicologia da UFSM. O tema da palestra foi “Cada mãe é plural e singular ao mesmo tempo: conversar sobre isso é preciso”. A palestrante Adriane falou sobre os desafios do cotidiano e as dificuldades de ser mãe, como a abdicação, a angústia da mulher em escolher entre liberdade, profissão e maternidade; mas também abordou o lado bom de ser mãe, entre outros aspectos.

Posteriormente, as participantes reuniram-se em grupos para discutir e poder expressar seus sentimentos em relação ao ser mulher, respondendo em um cartaz as seguintes perguntas:

– Como era o ser mãe (ou cuidadora) antes (para as avós, mães)?

– Como é o ser mãe (ou cuidadora) hoje?

– Como o ser mãe (ou cuidadora) pode ser transformado?

Após, os cartazes com as respostas dos grupos foram fixados na parede do Espaço Multiuso. A palestra buscou salientar, o que há de singular nesses processos e o que pode ser unificador.

Dando continuidade às atividades, o Coral Infantil “Canto e Magia” e o Coral Infanto Juvenil “Vidas em Canto” da Escola Marista Santa Marta apresentaram-se cantando as músicas:

– A Paz, de Roupa Nova

– Sutilmente, do Skank

– O Som da Pessoa, de Gilberto Gil

– Filhote do Filhote, do Carrossel

Os corais são regidos pela professora Neida Reis e instrumentados pelo professor Michel Wagner.

Finalizando o evento, as servidoras participaram de uma integração, na qual puderam visualizar as fotos enviadas para o Mural virtual da PROGEP que está disponível na página www.ufsm.br/progep até o dia 31 de maio de 2013. As servidoras também receberam lembranças como forma de homenagem. O evento contou com aproximadamente 60 participantes.

Integrando a Programação do Dia das Mães, também foi realizada a Oficina de Caixa em MDF que aconteceu nos dias 17 e 29 de abril, em duas turmas, com a instrutora Fátima Regina Fogaça Vianna.