Três chapas se inscrevem e campanha à Reitoria da UFSM tem início

Três candidaturas disputam a eleição para a Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na gestão 2014-2017. Os candidatos a reitor e vice, já na ordem sorteada para a cédula, são Paulo Burmann e Paulo Bayard (chapa 1), Felipe Müller e Dalvan Reinert (chapa 2) e Eduardo Rizzatti e Thomé Lovato (chapa 3).

As candidaturas foram registradas até as 12h desta terça-feira (14), último prazo previsto no Regimento Interno de Consulta à Comunidade, e homologadas à tarde. Os postulantes a reitor e vice entregaram declaração de seus interesses em concorrer na consulta, o programa da chapa, seus currículos e a estimativa de custos da campanha, que no total chega a R$ 181 mil, sendo R$ 25 mil da chapa 1, R$ 76 mil da chapa 2 e R$ 80 mil da chapa 3.

A campanha eleitoral teve início oficial às 16h dessa terça-feira. Até as 23h59min do dia 1º de julho, os candidatos e seus apoiadores não podem veicular matérias pagas e anúncios em qualquer veículo de comunicação e utilizar tinta spray e fixar propagandas com cola fora dos locais previamente indicados.

Também é proibido receber contribuição financeira e material, para fins de campanha, de partidos políticos e de entidades externas e internas da UFSM e fazer panfletagem, bandeiraços e passeatas dentro da instituição com pessoas que não integrem a comunidade universitária.

Nesta tarde também teve início o prazo de impugnação de chapa, que prossegue até as 12h de quinta-feira (16). O resultado do julgamento dos eventuais pedidos de impugnação será divulgado pela Comissão de Consulta às 18h do mesmo dia.

A consulta à comunidade será nos dias 2, nos polos de Ensino à Distância, e 3 de julho, na UFSM. Poderão votar, de forma paritária, professores e técnico-administrativos em educação ativos e aposentados e estudantes.

Conheça as candidaturas à Reitoria da UFSM

Chapa 1: Paulo Afonso Burmann, atual diretor do Centro de Ciências da Saúde; Paulo Bayard Dias Gonçalves, professor do Centro de Ciências Rurais e ex-pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa. Slogan: “Para a UFSM voar mais alto, tem que mudar”.

Chapa 2: Felipe Martins Müller, atual reitor, ex-diretor do Centro de Tecnologia; Dalvan José Reinert, atual vice-reitor, ex-diretor do Centro de Ciências Rurais. Slogan: “Seja Mais UFSM”.

Chapa 3: Eduardo Rizzatti, atual diretor do Centro de Tecnologia; Thomé Lovato, atual diretor do Centro de Ciências Rurais. Slogan: “UFSM humana, crescer com a participação de todos”.

Repórter: Ricardo Bonfanti.