HUSM recebe nova tecnologia

Cerca de 50 pessoas, entre autoridades e servidores, compareceram à inauguração da nova área de Radioterapia e do novo acelerador linear do Serviço de Radioterapia do Hospital Universitário. O evento ocorreu às 10 horas, desta segunda-feira (20), e contou com a presença do reitor da UFSM, Felipe Muller; a diretora geral do HUSM, Elaine Verena Resener; e o deputado federal, Paulo Pimenta.

A primeira fala foi destinada ao responsável técnico de radioterapia, dr. Luiz Humberto Ribas dos Santos, que fez uma retomada  histórica de fatos que ele vivenciou dentro do Hospital Universitário. O médico contou que, em meados dos anos 70, o serviço de radioterapia foi inaugurado no interior do estado, em Santa Maria. Inclusive, o serviço estava disponível antes da instauração do próprio HUSM.

O Hospital Universitário atende 49 municípios, e a presença do acelerador serve para um melhor atendimento da comunidade. Com essa nova área de radioterapia, mais pacientes, portadores de doenças graves, podem ser rapidamente atendidos. Assim, o HUSM chega ao patamar de outros serviços brasileiros, sendo que já é consagrado como um dos pioneiros em tratamento de câncer, pois foi o primeiro hospital no Rio Grande do Sul a fazer um transplante de medula óssea.

A diretora do HUSM, Elaine Verena Resener, disse que a importância do espaço e do novo acelerador é grande. Além do equipamento, de tecnologia mais avançada, o próprio local deve servir para acolher os pacientes. O Hospital Universitário, desde sua inauguração em 1982, está em constante modificação para atender não somente à comunidade, mas também aos pedidos da vigilância sanitária. Entre as próximas construções, está um novo Centro de Tratamento Intensivo (CTI), para ampliar os leitos da atual UTI.

O reitor Felipe Müller contou aos presentes que primeiramente houve uma reunião com o Instituto Nacional do Câncer, de onde surgiu a questão do espaço que abrigaria o novo acelerador. Por isso, a construção de uma nova área. O reitor concluiu ao dizer que o objetivo principal do HUSM é produzir uma medicina de qualidade e voltada à comunidade.

Por fim, o desenlace da fita inaugural foi feito pelo reitor Felipe Müller, o vice-reitor Dalvan José Reinert, a diretora do HUSM, Elaine Verena Resener e o responsável técnico de radiologia dr. Luiz Humberto Ribas. Os presentes foram então convidados a conhecer o novo acelerador.

Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.