UFSM analisa dados do último ano com auditores do MEC

A UFSM está recebendo desde segunda-feira (20) a visita de dois auditores do MEC, indicados pela Secretaria de Ensino Superior. Os analistas estão na Universidade para o processo de Verificação dos Dados PingIFES 2013. O PingIFES é a plataforma de gestão das instituições federais, onde são coletadas as informações da graduação e pós-graduação. Os dados, que vêm sendo coletados desde janeiro e agora estão sendo passados ao Ministério da Educação, em Brasília, servem para a elaboração da matriz orçamentária da instituição.

Os auditores indicados para a visita da UFSM foram os professores Carlos Felippe Cardoso Resende, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Jacqueline Oliveira Lima Zago, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Para acompanhar os trabalhos dos auditores, a indicada foi a procuradora educacional institucional da UFSM, Ivete Maria Klein Lunkes.

O cálculo orçamentário, de acordo com a professora Jacqueline Lima, é baseado no número de alunos matriculados na Instituição, relacionando o número de alunos concluintes. Para isso, surgiu o PingIFES, inicialmente na Universidade Federal de Minas Gerais. O sistema é uma forma de integrar dados, que servem para todas as instituições federais do país, e posteriormente gerados para o MEC. Com esses números, é possível realizar a alocação de Outros Custeios e Capital (OCC), além de acompanhamento dos programas de expansão.

De acordo com a procuradora educacional, Ivete Maria Klein, serve para construir um retrato anual completo da instituição, com tudo que ela oferece. O professor Carlos Felippe Resende aponta que outros dados podem ser estudados a partir desse levantamento, como índices de evasão. Além disso, Klein retrata também a importância do levantamento para a instituição, para otimização e aperfeiçoamento dos dados, para buscar melhorias no ano seguinte:

– Quanto mais organizado se tem esses dados, melhor é para os analistas e, lógico, melhor é para a instituição, para atingir o resultado final – ressalta.

A procuradora educacional da UFSM, Ivete Maria Klein Lunkes, também foi indicada como analista no Processo de Verificação de Dados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nos dias de 26 a 29 de maio. O coordenador de Matrícula e Controle Escolar do Derca/ProGrad, Francisco Antônio dos Santos Lovato, também atuará como analista no mesmo processo e no mesmo período na Universidade de Brasília (UnB). Os auditores externos realizam o trabalho na UFSM até a quarta-feira, dia 22.

Foto: Ítalo Padilha.

Repórter: Nicholas Lyra – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.