Interação da UFSM com a comunidade é destacada na abertura oficial da 3ª PROFITECS

A importância da interação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com a comunidade foi destacada na solenidade de abertura da 3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias (PROFITECS), no final da manhã desta quinta-feira (23), no Centro de Eventos da instituição.

Em seu discurso, o reitor Felipe Müller destacou que o evento, que conta com o apoio de inúmeros parceiros externos, mostra-se “viável e importante para a região”. “Com certeza teremos um evento belíssimo e que, a partir deste ano, vai se solidificar no calendário da cidade”, salientou. Ele acrescentou que a 3ª PROFITECS mostra a pujança da UFSM e a forma como a instituição se relaciona com a sociedade.

O pró-reitor de Extensão e coordenador da 3ª Profitecs, João Rodolpho Amaral Flôres, ressaltou que o evento possibilita a estudantes e à comunidade ter acesso a informações sobre cursos, profissões, ciência, tecnologia, cultura, além das relações que a Universidade têm com diversas instituições, a exemplo do Projeto Cooesperança, Forças Armadas, Brigada Militar e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), todas com participação nesta edição.

Tanto o pró-reitor quanto o reitor agradeceram a todos que colaboram para a realização da 3ª PROFITECS. “Mais de três mil pessoas estão mobilizadas para receber estudantes de três estados”, destacou João Rodolpho. A previsão de público, até sábado, é de 35 mil pessoas, superando os 20 mil visitantes da edição anterior.

Durante a solenidade oficial, também discursaram a coordenadora da 8ª CRE, Celita da Silva, e o subcomandante do Colégio Militar de Santa Maria, coronel Vinícius Augusto Martins Ferreira. Ambos destacaram o estreitamento de laços com a UFSM e se disseram honrados em participar da 3ª PROFITECS. Após, houve apresentação da banda da Base Aérea de Santa Maria.

A entrada no Centro de Eventos da UFSM é gratuita, sendo necessária a retirada de pulseira no portão de acesso. Na quinta e na sexta-feira, a visitação pode ser feita até as 17 horas. No sábado, o encerramento será às 20 horas. A abertura dos portões é sempre às 9 horas.

Repórter: Ricardo Bonfanti

Notícia vinculada a