Mais de sete mil pessoas já visitaram a 3ª PROFITECS

No primeiro dia da 3ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Relações Comunitárias (PROFITECS), mais de sete mil visitantes passaram pelo Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A avaliação inicial é positiva. “Espaços como a mostra de cursos, profissões e pesquisa estão sempre cheios e o pessoal tem saído satisfeito”, destaca o pró-reitor de Extensão e coordenador da 3ª Profitecs, João Rodolpho Amaral Flôres.

O movimento deve ser ainda maior nesta sexta-feira (24). A previsão de público, até sábado, é de 35 mil pessoas, superando os 20 mil visitantes da edição anterior. No total, 249 escolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná confirmaram presença, mas instituições sem agendamento prévio também estão participando.

A 3ª Profitecs possibilita a estudantes e à comunidade ter acesso a informações sobre cursos, profissões, ciência, tecnologia e cultura. Para quem está concluindo o ensino médio, trata-se de uma oportunidade única. “Eu me interessei pelos estandes do Centro de Tecnologia, mas ainda não sei o que pretendo cursar. A visita à Profitecs me possibilitou ter uma noção básica de quais as opções de curso são oferecidas”, disse Luiz Fernando Manzoni, 18 anos, de Bossoroca.

Já Vanessa Amaral, 16 anos, voltou para Itaara com a certeza Do curso para o qual pretende prestar vestibular. “Já pretendia cursar Engenharia Química e me interessei bastante pelas demonstrações de experiências expostas no estande do curso”, afirmou.

A entrada no Centro de Eventos da UFSM é gratuita, sendo necessária a retirada de pulseira no portão de acesso. Nesta sexta-feira, a visitação pode ser feita até as 17h. No sábado, o encerramento será às 20h. A abertura dos portões é sempre às 9h.

Repórter: Ricardo Bonfanti.

Notícia vinculada a