Mostra de veículos chama a atenção do público

Na mostra de projetos de veículos, são encontrados os projetos: Carancho, Bombaja e Fórmula UFSM. Os projetos são apresentados por alunos do curso de Engenharia Mecânica e atraem um grande público no segundo dia da PROFITECS.

O projeto Carancho foi criado em 2004, com os objetivos de participar da Competição SAE Brasil Aerodesign, promover o conhecimento sobre aeronáutica e adquirir experiência profissional na área de engenharia. A equipe é composta por acadêmicos da UFSM, supervisionados pelo professor do curso técnico de Engenharia Mecânica, Gilmar Vogel.

O Bombaja foi fundado no Departamento do curso de Engenharia Mecânica em 2003, a equipe é composta por alunos dos cursos de graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Ciência da Computação, Administração e Relações Públicas. O aluno do 4º semestre da Engenharia Mecânica, Felipe Pereira, conta que o Bombaja já participou das edições anteriores da PROFITECS e que nesta 3º edição decidiram inovar:

– Neste ano, a comissão organizadora do evento nos concedeu um estande fora da área coberta, então conseguimos trazer o protótipo do carro para poder dar algumas voltas para o pessoal assistir.

O protótipo do carro é projetado e construído pelos alunos, com exceção de algumas peças em que a produção é terceirizada.

A equipe do Fórmula UFSM, fundada em 2010, tem como berço o Bombaja e surgiu para representar a UFSM no projeto Fórmula SAE, competição nacional, onde os carros são avaliados em provas estáticas e dinâmicas. Também é avaliado o desempenho dos carros na pista. A equipe é composta pelo professor orientador Mario Martins, ex-participante da equipe da Brunel University e ex-juiz da competição Fórmula SAE, e estudantes do curso de Engenharia Mecânica, sendo um deles o capitão e os demais compondo os departamentos.

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Notícia vinculada a