Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

HUSM recebe sequenciador de biologia molecular



Ocorreu hoje (1º), no Setor de Hemato-oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), a inauguração de um novo sequenciador de biologia molecular. O evento reuniu o coordenador do programa de extensão Turma do Ique, dr. Waldir Veiga Pereira, o reitor da UFSM, Felipe Muller, o vice-reitor, Dalvan Reinert, entre outros servidores do HUSM.

A inauguração foi iniciada com a fala do dr. Waldir Veiga Pereira, coordenador do programa de extensão Turma do Ique. O médico fez um resgate histórico do Laboratório de Hemato-oncologia, ressaltando em seguida os avanços que a ciência fez ao longo dos anos, e a mudança significativa disso na identificação de doenças como a leucemia. Complementou ao dizer que quem recebe este diagnóstico hoje tem grandes chances de sobrevivência, enquanto no passado recebia uma estimativa de três a cinco anos de vida. Sobre o laboratório e seu desenvolvimento ao longo dos anos, Pereira afirma: "mudamos na aparência, mas não na essência".

O reitor Felipe Muller fez um agradecimento a todos os envolvidos, e ao deputado Darcísio Peronde, responsável pela entrega de uma emenda de orçamento para a Turma do Ique. Apesar de não estar presente, o deputado foi reconhecido por sua ação parlamentar, e contribuição para que o novo aparelho fosse adquirido.

De acordo com a bióloga Patricia Chaves Brites, servidora do Laboratório de Biologia Molecular, o sequenciador consegue, a partir do DNA do paciente, elaborar um perfil genético direcionado à leucemia. O equipamento analisa em torno de 40 genes ao mesmo tempo, possibilitando este perfil genético para um tratamento específico e totalmente direcionado a cada paciente.

Fotos: Ítalo Padilha.

Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-10874

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes