UFSM oferece Exames Periódicos de Saúde aos servidores

A Universidade Federal de Santa Maria oferece para os servidores ativos de todos os campi da instituição a oportunidade de realizar os Exames Periódicos de Saúde. A supervisão e o acompanhamento desse trabalho são feitas pela Coordenadoria de Qualidade de Vida do Servidor (CQVS), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Os exames são feitos pela empresa Actus – Assessoria e Consultoria de Saúde, que fará os exames laboratoriais, radiológicos, audiométricos, oftalmológicos, ginecológicos e outros.

Os Exames Periódicos de Saúde fazem parte da Política de Atenção à Saúde do Servidor (PASS), que foi instituída pelo Governo Federal. A UFSM iniciou em 2008, de forma gradativa, a implantação dos exames periódicos em seus servidores. Em 2011, a Universidade atingiu a totalidade e encerrou o primeiro ciclo no ano seguinte.

Os servidores são convocados via sistema, por isso é importante ter o e-mail cadastrado. A realização dos exames ocorre anual ou bienalmente, de acordo com a idade, tipo de atividade e fatores de risco aos quais os servidores podem estar expostos. Entre as vantagens da realização dos exames estão: a possibilidade de prevenção de doenças, os exames são totalmente custeados pela União, melhoria na qualidade de vida, não é necessário ter plano de saúde, e o sigilo das informações e procedimentos.

A realização dos exames não é obrigatória, mas o Coordenador de Qualidade de Vida do Servidor, Carlos Augusto Cunha e o Médico do Trabalho da UFSM, dr. José Ricardo Cantarelli, avisam que é importante que os servidores tenham preocupação com a saúde e os realizem, pois eles podem prevenir ou identificar doenças cardiovasculares, endocrinológicas/metabólicas (diabetes, dislipidemias); doenças renais e hepáticas; câncer de mama, próstata e intestinal; distúrbios oftalmológicos; doenças ósteo-musculares, além de doenças ocupacionais. Os servidores que optarem por não realizar os exames devem assinar um Termo de Consentimento, responsabilizando-se pela decisão e entregá-lo na CQVS ou no Serviço de Segurança e Saúde do Trabalhador (no caso de servidores do HUSM).

Um guia prático de como o servidor deve agir para a realização dos exames pode ser encontrado aqui

E mais informações podem ser adquiridas no site

Fotos: Estéfany Della Flora – Acadêmica de Publicidade e Propaganda.

Repórter: Jonas Migotto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.