Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

28º Festival Internacional de Inverno da UFSM segue até domingo



O 28º Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (FIIUFSM) mobiliza Vale Vêneto, distrito de São João do Polêsine, durante esta semana com uma vasta programação musical. O Festival, que ocorre simultaneamente com a 28ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto, reúne participantes do Brasil e de países como Estados Unidos, Suíça, Espanha, Alemanha, Áustria e Itália.

A abertura ocorreu no domingo (28), na Igreja Matriz Corpus Christi de Vale Vêneto, com a presença de autoridades da UFSM e da região da Quarta Colônia. O reitor, Felipe Muller, destacou o papel da UFSM ao proporcionar condições de trabalho para que o Festival se torne cada vez maior. A coordenadora do FIIUFSM, a professora do curso de Música Vera Vianna, salientou que o Festival, que já é tradicional e aguardado sempre na última semana de julho, celebra a música, a vida e a amizade. Ela ainda fez um agradecimento especial ao reitor pelo apoio e ressaltou que o evento reflete o crescimento da UFSM nos últimos anos.

O coordenador da Semana Cultural Italiana, Luiz Piveta, destacou a importância dos eventos para Vale Vêneto e parabenizou o Centro de Artes e Letras (CAL) pelos 50 anos do curso de Música. Já a prefeita de São João do Polêsine, Valserina Gassen, disse que os nove municípios da Quarta Colônia consideram-se uma espécie de extensão da UFSM devido aos inúmeros projetos desenvolvidos.

A abertura também contou com a participação do Coral e do Coro de Câmara da UFSM e da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, com homenagem aos 50 anos do curso de Música. À tarde, após almoço com culinária típica italiana, foi realizado o desfile “Valores culturais herdados dos imigrantes”. Um grande público compareceu no primeiro dia da programação.

Eventos prosseguem até dia 4

Diversas atrações musicais estão agendadas na programação do 28º Festival Internacional de Inverno durante toda a semana. A comunidade da região pode apreciar recitais solo, de música de câmara e de orquestra de sopros, entre outros. Também haverá uma apresentação de contrabaixo, violoncelo e clarinetas em Silveira Martins, na quinta-feira (1°), às 19h, no Clube Agrícola. Em Santa Maria, no domingo (4), às 20h, ocorre o encerramento do evento, quando professores participantes do festival se apresentarão no Theatro Treze de Maio.

Também estão sendo realizadas oficinas de música e oficinas gratuitas de musicalização para crianças e de vivência musical para a melhor idade. Outro destaque da programação é o Curso de Formação Continuada em Música, voltado a professores de educação infantil que atuam junto a crianças de zero a cinco anos.

O 28º Festival Internacional de Inverno é uma organização do Departamento de Música do CAL da UFSM.

A programação completa do FIIUFSM pode ser conferida em http://coral.ufsm.br/festivaldeinverno/.

Foto: Agerp

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-11264

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes