Programa de Apadrinhamento da SAI estimula a interação entre estudantes e intercambistas

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM, além de assessorar o gabinete do reitor nos assuntos internacionais ligados à Universidade, também visa encontrar maneiras de interação entre alunos e intercambistas. Para isso, foram criados os programas de Apadrinhamento e Hospede Um Intercambista.

A SAI tem, entre suas principais funções, manter sempre atualizada a oferta de oportunidades no exterior, manter contato com docentes de instituições estrangeiras, elaborar o material de divulgação da UFSM em língua estrangeira e participar de reuniões de conselho de reitores, em consulados e Polícia Federal, representando a Universidade. Devido a uma grande procura dos alunos, docentes e técnico-administrativos em buscar informações sobre possibilidades de intercâmbio, as atividades da SAI aumentaram nos últimos anos.

O Programa de Apadrinhamento é um projeto institucional que tem como objetivo, promover a interação entre os alunos estrangeiros e a comunidade acadêmica da UFSM. O programa surgiu de experiências e relatos de alguns estudantes da UFSM que foram intercambistas e sentiram falta de alguém para ajudá-los na sua chegada ao país escolhido como destino. Segundo a assistente da SAI, Liliane Gontan Timm Della Méa, o programa de apadrinhamento é uma ótima oportunidade para ter contato com outras culturas e é também uma forma de criar uma rede de contatos internacionais. Algumas das obrigações de um padrinho são:

– Recepção do intercambista no dia de sua chegada, indo buscá-lo na rodoviária ou no aeroporto;

– Explicações acerca da localização da UFSM, dos Centros, da Biblioteca, RU e da SAI;

– Auxílio no contato com o coordenador de curso e com os processos do DERCA.

Para participar do programa basta entrar em contato com a Sai pelo email sai@ufsm.br e preencher um formulário. A SAI seleciona os alunos da UFSM que têm disponibilidade e interesse em ajudar os intercambistas durante o semestre que eles frequentarão a Universidade. Além do preenchimento do formulário são realizadas entrevistas com os padrinhos ou madrinhas. Liliane ressalta, “nós estamos sempre em contato com os alunos intercambistas e com os padrinhos, para que assim nós possamos traçar as características deles, e tentar encaixar os que mais se assemelham”.

O acadêmico de Produção Editorial, Henrique Denis Lucas, conta que já foi padrinho cinco vezes, “é uma experiência muito interessante, porque tu acabas criando um contato com uma pessoa de fora do país. Lógico que depende muito do afilhado, com alguns eu tive um relação de amizade mesmo e com outros nem tanto, mas mesmo assim, é uma experiência muito boa”.

Outro programa que também visa a interação entre a comunidade de Santa Maria e os intercambistas é o Hospede um Intercambista da UFSM. A ideia do programa surgiu da constante procura de estudantes em encontrar alguém para dividir os custos de moradia. Segundo Liliane, “Santa Maria é uma cidade universitária, então o Hospede não só auxilia na questão financeira do estudante, mas também é uma ótima oportunidade para aprendizado cultural e uma maneira de criar novas amizades e consequentemente contato internacional”. Para hospedar um intercambista basta preencher um formulário que se encontra no site da SAI. Após o preenchimento, a SAI enviará o formulário para o intercambista e ele entrará diretamente em contato via e-mail.

Para mais informações acesse o site da SAI

Repórter: Paula Bisio Mattos – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.