Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pós em Informática realiza defesas de dissertações



QJava: Setas Quânticas em Java é a dissertação de autoria de Bruno Crestani Calegaro, que contou com a orientação da professora Juliana Kaiser Vizzotto. A defesa, junto aos professores Eduardo Kessler Piveta, Andre Du Bois (UFPel), acontece nesta terça (27), às 9h30min, no auditório Pércio Reis (Centro de Tecnologia).  

Resumo: 

A computação quântica é uma tecnologia emergente e, atualmente, encontra-se no desafio de desenvolver linguagens de programação segundo as regras da mecânica quântica para suportar a criação, análise, modelagem e simulação de algoritmos quânticos de alto nível. Particularmente, o foco é na investigação de novos modelos semânticos para elaborar linguagens de programação para a computação quântica. Nesse contexto, uma das alternativas é utilizar um modelo semântico de mônadas e setas capaz de abstrair tanto estados quânticos puros quanto mistos e ainda expressar operações de medidas, contudo esse modelo foi implementado como uma biblioteca para a linguagem funcional Haskell, onde nem todo programador é familiar. Dessa forma, o presente trabalho objetiva oferecer uma ferramenta universal de alto nível para a programação quântica, oferecendo uma biblioteca para uma das linguagens de programação mais utilizadas por programadores, Java. Essa biblioteca foi implementada utilizando os novos recursos de closures presentes na versão 8 da JDK (Java Development Kit), já disponibilizados na prévia de desenvolvedores. Além disso, é apresentado uma sintaxe específica para a biblioteca para facilitar a elaboração de algoritmos quânticos de forma clara e estruturada. Essa sintaxe é descrita de uma maneira similar a notação-do do Haskell, e opera em conjunto com um tradutor, implementado através da ferramenta ANTLR.

Cristiano De Faveri defende sua dissertação, Uma linguagem específica de domínio para consulta em código orientado a aspectos, que foi produzida sob a orientação do professor Eduardo Kessler Piveta, nesta quarta-feira (28), às 14h30min, na sala 321 do Centro de Tecnologia. A banca examinadora está constituída, além do orientador, pelos professores Juliana Kaizer Vizzotto e Ingrid Oliveira de Nunes (UFRGS).

Resumo: 

Assegurar a qualidade de código é um ponto crucial durante o desenvolvimento de software. Frequentemente, os desenvolvedores recorrem às ferramentas de análise estática para auxiliá-los tanto na compreensão de código, quanto na identificação de defeitos ou de oportunidades de refatoração durante o ciclo de desenvolvimento de aplicações. Um dos pontos críticos na definição de tais ferramentas está na sua capacidade de obter informações a respeito de código. As ferramentas de análise estática dependem, em geral, de uma representação intermediária de um programa para identificar situações que atendam às condições necessárias descritas em seus algoritmos. Esse panorama se amplia com o uso de técnicas de modularização de interesses transversais, tais como a programação orientada a aspectos (POA), na qual um código pode ser afetado de forma sistêmica, por meio de combinações estáticas e dinâmicas. O principal objetivo desta dissertação é a especificação e implementação de AQL, uma DSL (linguagem específica de domínio) para a realização de busca em código orientado a aspectos. A AQL é uma linguagem declarativa, baseada em linguagem de busca em objetos (OQL) e que permite consultar elementos, relações, derivações e métricas de um programa orientado a aspectos (OA), a fim de apoiar a construção de ferramentas de análise estática e de pesquisa em código. O projeto de implementação da linguagem foi realizado em duas etapas. Primeiro, foi criado um framework (AOPJungle) para a extração de dados de programas OA. O AOPJungle além de extrair dados de programas OA, realiza a computação de métricas, inferências e ligações entre os elementos de um programa. Na segunda etapa, um compilador de referência para AQL foi construído. A abordagem adotada foi a transformação fonte a fonte, sendo uma consulta AQL transformada em uma consulta HQL antes de sua execução. A fim de avaliar a implementação proposta, uma ferramenta de análise estática para identificação de oportunidades de refatoração em programas AO foi elaborada, usando a AQL para a busca de dados sobre esses programas.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-11505

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes