Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição sobre Design de Superfície segue até dia 27



Encerra dia 27 próximo, na sala Claudio Carriconde, a exposição sobre Design de Superfície, promoção do curso de Especialização em Design de Superfície e Grupo de Pesquisa Arte e Design, com realização do Laboratório de Pesquisa Arte e Design. 

A mostra de trabalhos integra o projeto de extensão Da Estamparia ao Design de Superfície: Percursos de Ensino e Pesquisa na UFSM, buscando apresentar algumas das diferentes possibilidades de pesquisa, desenvolvimento e atuação profissional no campo a partir de produções de alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação, em sua trajetória profissional e acadêmica do passado e do presente.

Integrando as comemorações dos 50 anos do Centro de Artes e Letras (Cal), a exposição refaz passos de uma trajetória iniciada em 1989 com a implantação do curso de Especialização em Design para Estamparia, que foi seguida do estabelecimento da atividade como opção de Atelier na Graduação em Artes Visuais, por ocasião da concretização do novo currículo do curso, com bases lançadas em 1991. Desde então, seja na graduação ou na pós-graduação, em diferentes níveis e, consequentemente com diferentes desafios, a UFSM, através do Cal, tem participado e contribuído sistematicamente na formação acadêmica e profissional no campo do Design de Superfície. Isso, em última análise, representa uma vocação da instituição neste âmbito, considerando o percurso histórico iniciado nas pesquisas docentes em estamparia, que ganharam destaque nacional, também por meio do Pólo Têxtil, e a inserção atual dos egressos no meio acadêmico ou no mercado de trabalho do país e do exterior.  

Para tal, a Comissão Organizadora do evento lançou o convite à mostra, convocando alunos e egressos, que submeteram seus trabalhos à seleção. A parceria positiva com professores de outras instituições, do país e de fora, trouxe olhares diversos sobre a produção acadêmica na área na UFSM, compondo, dessa forma, parte do material exposto.

Assim, uma seleção do Design de Superfície na UFSM, surge a partir do engajamento dos próprios acadêmicos à ideia apresentada, criando um breve panorama dos estudos e pesquisas realizados, sobretudo no período entre 2008 e 2013, configurando os últimos cinco anos desta produção na instituição.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-11854

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes