O projeto "Ateliê de Textos", coordenado pela professora Cristiane Fuzer, do Departamento de Letras Vernáculas, está entre os 18 melhores projetos que participam do Prêmio RBS de Educação – para entender o mundo. O Ateliê de Textos vem sendo desenvolvido em escolas de Santa Maria, desde 2011, com a participação de estudantes da Licenciatura em Letras, professores das escolas parceiras e alunos das séries finais do ensino fundamental dessas escolas.
O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Notícia sobre a divulgação dos finalistas está disponível em: http://premiorbsdeeducacao.com.br/noticias/interna/47.
O Ateliê de Textos é um projeto de ensino e extensão de que participam estudantes do curso de Letras – Licenciatura em Língua Portuguesa e do Programa de Pós-Graduação em Letras e professores de escolas públicas na região de Santa Maria. As atividades envolvem oficinas de leitura e produção de textos ministradas a alunos das séries finais do ensino fundamental dessas escolas, os quais reinventam contos fantásticos a partir de clássicos da literatura infanto-juvenil. Esses textos, após um processo de reescritas, são publicados numa coletânea, cujo lançamento ocorre numa confraternização com os familiares dos autores e a comunidade escolar. Até agora, foram lançadas duas coletâneas: "Misturamos e deu nisso" (de alunos do Colégio Edna May Cardoso) e "Modernizando os clássicos" (de alunos da Escola Marieta D´Ambrósio). Neste semestre, dois Ateliês de Textos estão em andamento: um na Escola Profa. Margarida Lopes e outro na Escola Celina de Moraes.
Para saber mais sobre o projeto, é só acessar o Ateliê de Textos UFSM no facebook.