A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vai se integrar às atividades do Outubro Rosa, movimento mundial que acontece no próximo mês para alertar a população sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Durante todo o mês, o arco na entrada da Universidade terá iluminação noturna na cor rosa. Na próxima terça-feira, dia 1º, um ato marcará o acendimento das luzes, às 19h30min. O trânsito será interrompido por cinco minutos para um abraço simbólico.
O setor de Farmácia Ambulatorial de Quimioterapia do Hospital Universitário (HUSM) está à frente da atividade. A farmacêutica Patrícia Cardoso tem um motivo especial para divulgar o Outubro Rosa. “Ano passado, aos meus 35 anos, descobri que estava com câncer de mama. Desde então, me tornei defensora e militante da causa, principalmente porque o nosso estado é um dos líderes nacionais em incidência”, relata Patrícia, que trabalha diretamente com pacientes oncológicos. Ela e colegas mandaram fazer camisetas cor-de-rosa, com uma mensagem de encorajamento às pacientes de câncer de mama, que serão usadas na terça-feira à noite.