Plano de Gestão de Logística Sustentável já está em fase de implementação na UFSM

O Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS 2013-2015) da UFSM já está em processo de implementação.  Ele é um instrumento de planejamento que define objetivos, responsabilidades, ações, metas e prazos para que a UFSM possa estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos. O período previsto para implementação vai até setembro de 2015 com uma avaliação semestral, passando por atualizações a fim de incorporar necessidade e/ou demandas que forem surgindo durante o tempo de ação do plano.

O PLS deverá inserir novas práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços através de 16 objetivos abrangendo áreas como: materiais de consumo, energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras e contratações sustentáveis e deslocamento de pessoal. A medida é uma exigência do Ministério do Planejamento fundamentada no Decreto 7.746, de 5 de junho de 2012. Além disso, o Plano de Gestão de Logística Sustentável levou em consideração o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM (PDI 2011–2015).

Para atingir os 16 objetivos, o Plano prevê 39 metas a serem cumpridas pela Universidade que vão desde o melhoramento de gastos de recursos como papel, copos plásticos e com energia, até a ampliação da eficiência energética dos prédios, a priorização por utilização de bens recicláveis e a realização de atividades educativas inseridas no Plano de Capacitação Anual do Servidor.

O PLS foi desenvolvido por uma Comissão Multidisciplinar formada por membros da Pró-reitoria de Administração, Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e o Centro de Tecnologia (CT). As diretrizes formulados pelo Plano deverão orientar as ações relacionadas à logística sustentável nas unidades universitárias de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e no Hospital Universitário de Santa Maria.

O Plano de Gestão de Logística Sustentável teve de ser aprovado ainda pelo parecer do Conselho Universitário, no dia 27 de setembro. O Plano encontra-se disponível no site www.ufsm.br, no menu “Institucional/Documentos Oficiais Diversos”.

Repórter: Victor Carloto – Acadêmico de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.