O Laboratório de Bacteriologia (Labac), sob coordenação da professora Agueda Castagna de Vargas, realizará estudo em cooperação técnica juntamente ao Departamento de Defesa Agropecuária (DDA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa-RS), e do Laboratório de Epidemiologia Veterinária da UFRGS (Epilab). Nesta cooperação serão analisados cerca de 1500 amostras de suabes nasais de equinos.
As amostras fazem parte de um inquérito epidemiológico, que visa determinar a prevalência de Anemia Infecciosa Equina no RS, juntamente com a pesquisa de outras enfermidades bacterianas e víricas. O Labac pretende analisar a prevalência de patógenos respiratórios de equinos, especialmente Streptococcusequ
Dentro dos desdobramentos desta parceria, os membros do convênio estão avaliando a viabilidade de um estudo metagenômico da flora bacteriana do trato respiratório superior em equinos, o que seria inédito no Brasil e no mundo. O Laboratório destaca também a oportunidade para a formação de recursos humanos (discentes de graduação, residentes, mestrandos, doutorando e pós-doutorandos) e de integração entre a academia (centros de ensino e pesquisa) com os órgãos oficiais de controle sanitário do estado do Rio Grande do Sul.