Nas últimas três semanas, aproximadamente 400 pessoas foram capacitadas pelo projeto Somar Escolas, que ofereceu cursos gratuitos a gestores, responsáveis e demais colaboradores envolvidos na alimentação escolar e na cantina das escolas de Santa Maria. As capacitações foram ministradas em três módulos: Boas Práticas Nutricionais, Boas Práticas de Manipulação e Boas Práticas Sustentáveis. A lista das escolas municipais, estaduais e particulares que receberam as capacitações pode ser acessada aqui.
O objetivo do projeto é promover a melhoria da qualidade nutricional e sanitária da alimentação oferecida aos alunos, bem como estimular aspectos sustentáveis na produção dos alimentos. O Somar Escolas é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos da UFSM, por meio do projeto de mestrado da nutricionista Simone de Castro Giacomelli (sob orientação da professora Luisa Helena Hecktheuer), em parceria com o curso de Nutrição do Centro Universitário Franciscano (Unifra), através de um projeto de extensão coordenado pela professora Ana Lúcia de Freitas Saccol.
São apoiadores do projeto a Secretaria Municipal da Educação, a 8ª Coordenadoria Regional de Educação, os serviços sociais do Comércio (Sesc) e da Indústria (Sesi), a Vigilância Sanitária Municipal, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (Cecane) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).