Dois projetos da UFSM são premiados pela Câmara de Vereadores de Santa Maria

Em sessão solene na noite da última quinta-feira (10), a Câmara de Vereadores de Santa Maria entregou o Prêmio Paulo Freire de Talentos em Educação. Instituído em 2002, o prêmio é destinado a professores que desenvolvem projetos em instituições públicas de ensino, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Dois projetos da UFSM foram premiados na categoria ensino superior. O 1º lugar na categoria coube ao professor Diorge Alceno Konrad, pelo projeto Práxis Pré-Vestibular. Em 2º lugar, ficou a professora Marli Hatje, pelo projeto Mídias Digitais e Tradicionais na Educação Básica: Experiência Interdisciplinar Docente a Partir da Educação Física.

O Práxis é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que nasceu no curso de História da UFSM. Trata-se de um cursinho pré-vestibular oferecido à comunidade de baixa renda de Santa Maria. As aulas são ministradas por acadêmicos voluntários de diversos cursos de graduação.

No projeto de ensino e extensão Mídias Digitais e Tradicionais na Educação Básica, alunos de licenciatura em Educação Física desenvolvem ações pedagógicas em escolas públicas de Santa Maria a partir de diferentes mídias. Entre estas ações, destacam-se programas de rádio e TV, jornais impressos, flyers e trabalhos que envolvem a internet, como podcasts, a construção de blogs e uma gincana midiática.

A relação completa dos projetos premiados pode ser acessada aqui.