Depois de três dias de provas, a equipe Bombaja, da UFSM, foi a grande campeã na categoria velocidade da Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, que ocorreu neste domingo (13) no Parque Industrial da Dana, em Gravataí (RS). A Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, que teve início sexta-feira (11), com 20 equipes inscritas, registrou o comparecimento de 15, num total de 206 participantes, dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A Etapa Sul constitui uma oportunidade para as equipes trocarem conhecimentos e aperfeiçoarem os veículos fora de estrada que irão disputar a Competição Baja SAE BRASIL- PETROBRAS, realizada anualmente no início do ano, em Piracicaba (SP), com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.
Os veículos, denominados Baja SAE, são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.