V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação acontece paralelo à JAI

Realizado paralelamente à 28ª Jornada Acadêmica Integrada, iniciou no dia 15 de outubro o V Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação (Sipecom). Com a temática “Epistemologia e desafios da pesquisa no campo da comunicação”, o Sipecom acontece até o dia 17 de outubro. A programação inclui conferências e mesas redondas, com pesquisadores de universidades brasileiras e de países como Argentina e Uruguai.

A solenidade de abertura do Sipecom aconteceu no Salão Imembuí, no prédio da Reitoria, e contou com a presença de alunos e professores de graduação e pós-graduação dos cursos de comunicação. Entre as autoridades que deram início ao evento, estava o professor Dalvan Reinert, vice-reitor da UFSM; o professor Rogério Koff, diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas; a professora Marcia Franz Amaral, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação; o professor Flavi Ferreira Lisboa, chefe do Departamento de Comunicação, e Ana Luiza Coiro, chefe da comissão organizadora do evento.

Durante sua fala, a professora Marcia Franz Amaral definiu o Sipecom como “um espaço de troca e complementação acadêmica”, que ela espera promover aos alunos de comunicação uma maior autocrítica, vigilância e reflexidade. O prof. Flavi Ferreira Lisboa se pronunciou lisonjeado por ser chefe de um departamento com mais de 500 alunos, e fez um agradecimento ao vice-reitor por colocar o evento junto a 28ª Jornada Acadêmica Integrada.

A solenidade continuou com a palestra da professora Maria Manuel Baptista, da Universidade de Aveiro (Portugal). Intitulada “O quê e o como da investigação em Estudos Culturais”, a palestra expôs as relações dos estudos culturais com a comunicação. De acordo com Maria Manuel, os estudos culturais fazem parte de um campo multidisciplinar, de uma maneira que se torna impossível falar neles sem falar, também, em comunicação. "A cultura é o produto das interações sociais e é isso que nós estudamos", complementa a professora. Após o encerramento, os presentes foram convidados a participar do coquetel de abertura do evento.

Repórter: Myrella Allgayer – Acadêmica de Jornalismo.

Edição: Lucas Durr Missau.