Docentes da UFSM serão homenageados com Prêmio Pesquisador Gaúcho da Fapergs

Dois pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estão entre os destaques da pesquisa científica gaúcha em 2013 e serão agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho. A iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada ao governo do Estado, vai agraciar 14 pesquisadores responsáveis por estudos em sete campos do conhecimento que visam ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. A cerimônia será nesta terça-feira (22), no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, às 20h.

O vice-reitor eleito da UFSM, Paulo Bayard Dias Gonçalves, será agraciado com o prêmio na área de Ciências Agrárias. Professor do Departamento de Clínica de Grandes Animais do Centro de Ciências Rurais (CCR), Bayard se diz honrado pelo reconhecimento a trabalhos como de produção e reprodução de bovinos e de modelos animais para pesquisas de doenças humanas. “Este prêmio não é unicamente meu, mas de uma equipe de professores e alunos do Laboratório de Biotecnologia e Reprodução Animal”, afirma. Bayard é doutor em Fisiologia da Reprodução pela University of Illinois e pós-doutor pelo National Institutes of Health.

Já o professor do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS) Bernardo Baldisserotto foi considerado destaque pela Fapergs na área de Ciências Biológicas. “É uma grande hora ter sido indicado”, diz ele, que considera a premiação um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo grupo do Laboratório de Fisiologia de Peixes (Lafipe) da UFSM, como a busca de novos anestésicos para peixes a base de plantas. Bernardo tem doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela USP e pós-doutorado pela Macmaster University, do Canadá.

Os nomes foram escolhidos por uma comissão julgadora formada por 14 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica estadual. Além dos destaques nas principais áreas do conhecimento, também haverá premiações em outras categorias (ver abaixo). O prêmio envolve doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas.

Confira a lista das categorias:

– Pesquisador destaque nas principais áreas do conhecimento:

Artes e Letras

Ciências Agrárias

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde

Ciências Humanas e Sociais

Economia e Administração

Educação e Psicologia

– Categoria em comemoração ao Ano Internacional da Água:

Destaque em cooperação pela Água

– Categorias com ênfase na inovação: