Estudantes participam de projetos sociais em Frederico Westphalen

Quer coisa melhor do que, ainda na faculdade, ter a chance de colocar em prática os ensinamentos de sala de aula? Assim, com certeza, fica muito mais fácil trilhar os primeiros passos na profissão. Foi pensando nisso que alunos do curso de Relações Públicas Multimídia e Jornalismo da UFSM campus Frederico Westphalen desenvolvem, há um mês, um projeto de assessoria de comunicação para a CUFA (Central Única das Favelas) de Frederico Westphalen.

Neste projeto, estão atuando três RPs na organização de eventos, um RP na produção gráfica dos materiais midiáticos e cinco Jornalistas divididos nas atividades de contato com a imprensa, produção de informativo impresso e manutenção do blog. Os alunos que participam são dos mais variados semestres e o que os motivou a entrarem no projeto é a vontade de aprender ou ganhar experiência.

Para uma das integrantes, a estudante de Jornalismo, Cristiane Luza, enquanto acadêmicos, é aprendizado na prática. Para a ONG, por sua vez, isso significa a divulgação e organização das suas atividades.

Resultados

Os resultados da ação desenvolvida tem sido percebidos pela grande demanda de trabalho, uma vez que a CUFA atende a cerca de cinco municípios da região, sendo, por isso muitas as atividades pra cobrir, segundo Cristiane, função que somente um assessor dificilmente daria conta. Além disso, os participantes percebem que a divulgação está mais organizada e as ações começam a aparecer nos meios de comunicação, o que é o objetivo da entidade, para que as pessoas também possam participar do trabalho desenvolvido, seja um fim de semana de jogos e lazer em um bairro ou uma palestra ou bate-papo com jovens sobre emprego ou mesmo oficinas profissionalizantes para pessoas que precisam.