Pesquisadores da UFSM são premiados no Encontro Nacional de Química Analítica

Um grupo de pesquisadores da UFSM teve atuação de destaque no 17º Encontro Nacional de Química Analítica, que ocorreu de 6 a 9 de setembro, em Belo Horizonte. Ao todo, 832 trabalhos foram apresentados no encontro. Dos 20 premiados, dois são da UFSM. Ambos os trabalhos foram desenvolvidos em parceria entre o Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (Laqia) e o Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos.

Os títulos dos trabalhos premiados são os seguintes:

Emprego da Microextração Líquido-Líquido Dispersiva para Extração e Pré-Concentração de Cd em Refrigerantes e Determinação por FAAS e GF AAS, realizado sob a coordenação do professor Fábio Duarte, do Departamento de Química

Entalpimetria Assistida por Termografia no Infravermelho: Um Novo Método Analítico Aplicado à Determinação da Acidez de Vinhos, desenvolvido sob a coordenação do professor Juliano Barin, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos

O tema dos trabalhos premiados reflete a importância e a necessidade do desenvolvimento de metodologias alternativas para o controle de qualidade de alimentos amplamente utilizados pela população. Os métodos desenvolvidos representam alternativas rápidas e menos agressivas ao meio ambiente, além de fornecer uma resposta confiável no que se refere à qualidade dos produtos consumidos pela sociedade.

Durante o encontro, o professor Juliano Barin também participou como convidado de uma mesa-redonda sobre “Química analítica e qualidade de vida”. Outra participação de destaque no evento foi a do professor Érico Flores, do Departamento de Química da UFSM, que foi o coordenador da Sessão Coordenada de Espectroanalítica. Além disso, o professor Cezar Bizzi, também membro do Laqia, apresentou no evento uma comunicação oral: Thermographic Investigation of the Gradient of Temperature in the Reaction Vessel During Sample Digestion Using Diluted HNO3 (“investigação termográfica do gradiente de temperatura no frasco reacional durante a decomposição de amostras com HNO3 diluído”).

Além dos professores que participaram do evento, o grupo da UFSM foi representado por 11 alunos do Programa de Pós-Graduação em Química e um do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, além de quatro alunos de iniciação científica dos cursos de Tecnologia em Processos Químicos, Farmácia e Licenciatura em Química.

Afora os pesquisadores citados, o Laqia também conta com a colaboração dos seguintes professores: José Neri Paniz, Valderi Dessler, Edson Müller e Paola Mello, do Departamento de Química; Alexandre Cichoski, Cristiano de Menezes, Eduardo Lopes, Leila Zepka, Nelcindo Terra e Roger Wagner, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos.

As premiações recebidas em Belo Horizonte somam-se a outras recebidas pelo Laqia, colocando a UFSM em posição de destaque na área de química analítica no Brasil. Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do laboratório têm se sobressaído nas áreas de espectroscopia, preparo de amostras, controle da qualidade de fármacos e alimentos, especiação química, tratamento de petróleos, dentre outras.