Formado em Engenharia Elétrica na UFSM, em 1988, Marcelo Pasin é hoje pesquisador na Universidade de Neuchâtel, na Suíça. Neste meio tempo, tornou-se mestre em ciência da computação e doutor em informática. Ele estará de novo em Santa Maria próxima quinta-feira (31), quando vai ministrar a palestra “MapReduce tolerante a falhas bizantinas”. A atividade inicia-se às 13h, no Auditório Pércio Reis, localizado no Centro de Tecnologia (CT) – prédio 7 do campus. Esta é uma promoção do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Sistemas de Informação, em parceria com a coordenação do curso de Ciência da Computação da UFSM.
MapReduce é um sistema de desenvolvimento e execução de programas criado pela Google em 2004, capaz de processar conjuntos de dados tremendamente grandes. Programas escritos neste sistema podem ser eficientemente executados em grupos de computadores. Na palestra, serão abordados os erros arbitrários (falhas bizantinas) que podem corromper os resultados do MapReduce sem ser detectados.
A palestra tem como público-alvo alunos da área de computação e demais interessados no assunto. Todos os participantes ganharão certificado, que pode ser creditado como Atividade Complementar de Graduação (ACG).