Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pós em Informática realiza defesas de dissertações



Algoritmo de localização utilizando o método mmse para o cálculo de posição de nós sensores em uma rede móvel é a dissertação de Mestrado de autoria de Vitor Angelo Pozzatti Righi, que será defendida nesta terça-feira (12), às 8h, na sala 321 do Centro de Tecnologia. A banca examinadora está composta pelos professores João Baptista dos Santos Martins, Rolf Fredi Molz (Unisc) e Roseclea Duarte Medina.

Resumo:

Aplicações que utilizam redes de sensores dependem de saber qual a posição onde cada nó encontra-se disposto em uma determinada área geográfica. Para isto, existem algoritmos de localização que efetuam cálculos a fim de estimar a posição de cada nó. Estes algoritmos utilizam-se de diferentes técnicas e medidas para realizar tal tarefa, como por exemplo: a medida de intensidade de sinal de transmissão entre dois nós. Estas redes de sensores podem ser dividas de acordo com o padrão de movimentação de seus nós e âncoras. O presente trabalho tem como objetivo o estudo e aplicação dos métodos que se adequem a uma rede de sensores sem fio com âncoras e nós móveis, provendo a localização de seus nós.

 Às 10h, Robert Torrel defende sua dissertação, Minimização do cabeçalho do protocolo de comunicação ipv6 visando a melhoria de desempenho em redes locais, na sala 321 do CT, nesta terça-feira (12). Os professores João Baptista dos Santos Martins, Rolf Fredi Molz, (Unisc) e Roseclea Duarte Medina, constituem a comissão examinadora.

Resumo:

Um dos principais avanços que vem ocorrendo na utilização de tecnologias de comunicação, é a substituição gradativa do protocolo IPv4 pelo IPv6. Essa mudança apresenta diversas melhorias, embora o desempenho na transmissão seja relativamente menor, uma vez que o cabeçalho do protocolo IPv6, de 40 bytes, representa duas vezes o tamanho do cabeçalho IPv4, que é de 20 bytes. Este trabalho tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para a minimização do cabeçalho IPv6, buscando o aumento de performance na transmissão de dados em uma rede local. Testes práticos demonstraram que a solução proposta permite uma melhora de desempenho na rede, com o aumento da vazão de dados, além da diminuição da latência e da utilização de banda na transmissão de pacotes entre dois dispositivos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-12653

Publicações Recentes