O Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) terá um novo prédio para abrigar o Centro de Informação em Ciências Agrárias (Cica) e a Biblioteca Setorial. O contrato para construção do prédio foi assinado em outubro, após alguns entraves burocráticos que atrasaram a assinatura. As obras já estão em fase inicial. A partir de agora, o prazo para conclusão é de 540 dias.
A obra faz parte do Programa CT-Infra da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. O volume de recursos previsto para ser investido é de aproximadamente R$ 1,7 milhão, já com a contrapartida da UFSM.
O projeto inicial foi desenvolvido por pesquisadores do CCR (ver abaixo), apoiados pela direção do Centro, ainda no ano de 2008. O vice-reitor, professor Dalvan Reinert, diretor do CCR à época da realização do projeto, salienta que o novo prédio dotará o Centro de uma excelente infraestrutura, que terá todas as condições para que sejam realizados os mais diferentes eventos, como mini-cursos, treinamentos, seminários e as mais diversas ações referentes à divulgação da ciência desenvolvida pela comunidade do CCR.
Projeto diferenciado
Com 1.046 m² de área, o prédio que abrigará o Centro de Informações e a Biblioteca Setorial das Ciências Agrárias foi projetado com uma arquitetura moderna e arrojada, objetivando, através de um espaço aberto na parte inferior (outros 550 m² de área), tornar-se referência como ambiente de vivência e interação da comunidade discente, técnicos e docentes.
O local contará com setor para locação e consulta de informação bibliográfica especializada, computadores em rede para consulta e geração de informação científica e tecnológica (30 computadores) e setor para treinamento e transferência de informação científica e tecnológica aos técnicos e produtores, além de um setor para gerenciamento da informação.
O arquiteto André Oliveira de Moraes, da Divisão de Obras e Projetos da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra), explica que o projeto é diferenciado em vários aspectos. A estratégia arquitetônica busca, através da forma, volumetria e acabamentos, remeter a conceitos importantes do CCR, como pesquisa e inovação, sem perder sua identidade e valorizando suas tradições.
O projeto se diferencia das edificações do campus, assumindo seu caráter iconográfico e promovendo a formação de identidade entre o Centro e sua comunidade. “A edificação busca ser a ‘porta de entrada’ do Centro”, relata. A edificação também faz uso de importantes técnicas e tecnologias, remetendo ao futuro, sem deixar de expressar, através de seus materiais e elementos, a natureza e a sustentabilidade, valores tão presentes na formação dos acadêmicos do CCR.
Equipe científica que encaminhou o projeto do Centro de Informação em Ciências Agrárias:
Paulo R. Schneider – Engenharia Florestal (PPGEF)
Leadir L. M. Fries – Ciência e Tecnologia dos Alimentos (PPGCTA)
Flavio L. F. Eltz – Ciência do Solo (PPGCS)
Dalvan J. Reinert – Ciência do Solo (PPGCS)
Telmo J. Amado – Engenharia Agrícola (PPGEA)
José M. Froehlich – Extensão Rural (PPGEXTRURAL)
Alexandre P. Rosa – Zootecnia (PPGZ)
Claudio S. Barros – Medicina Veterinária (PPGMV)
Paulo A. Manfron – Agronomia (PPGAGRO)
Auri Brackmann – Agronomia (PPGAGRO)
Matéria elaborada pela Assessoria de Imprensa da UFSM.