Nesta segunda-feira (27), dia em que se completa um ano do incêndio na boate Kiss, que causou a morte de 242 pessoas, a Associação dos Familiares de Vitimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) promove uma série de homenagens e atividades culturais. No campus da UFSM, as homenagens começam às 9h, entre o Espaço Multiuso e o Planetário. Na ocasião, haverá apresentações de música e, como ato simbólico, a plantação de uma árvore frutífera. Estas homenagens serão transmitidas ao vivo pela TV Campus, em uma parceria com a Multiweb, pelo http://www.multiweb.ufsm.br/aovivo/canal1/ .
Logo após, a TV Campus exibe um programa especial sobre a tragédia, a maior já registrada na história do Rio Grande do Sul. Este programa consiste em uma série de reportagens realizadas com sobreviventes, amigos e familiares de vítimas do incêndio. As matérias vão destacar também o trabalho de servidores, professores e alunos da UFSM, das mais diversas áreas de atuação, que tem atuado no auxílio aos sobreviventes e familiares.
A TV Campus transmite sua programação no canal 15 da Net Santa Maria e na página www.ufsm.br/tvcampus.
Novos Caminhos – As homenagens de segunda-feira fazem parte da programação do 1° Congresso Internacional Novos Caminhos – A Vida em Transformação. Neste evento, serão discutidos quatro aspectos vivenciados por vítimas e familiares nestes últimos 12 meses: saúde, papel social, processo criminal e prevenção de incêndios. O congresso começa neste sábado (25) e segue até segunda (27).
Nos dois primeiros dias do congresso, as atividades concentram-se no campus I do Centro de Universitário Franciscano (Unifra). Representando a UFSM, o reitor Paulo Burmann fará um pronunciamento na abertura do evento; no dia seguinte, a professora Ada Silveira, do Departamento de Ciências da Comunicação, lança o livro Tragédia de Santa Maria – A Midiatização da Dor e do Luto.
Ao longo do congresso, profissionais de diversas áreas vão discorrer sobre temas variados, enfocando a sua relação com a tragédia. Haverá ainda relatos de sobreviventes e familiares de vítimas. Também estarão presentes no congresso representantes de associações dos Estados Unidos e Argentina criadas após desastres semelhantes.
A programação completa do congresso pode ser acessada aqui. Mais informações estão disponíveis na página www.avtsm.org.