Pensando no meio ambiente e na prática sustentável, rondonistas da UFSM ensinaram os moradores de Senador La Rocque, no oeste do Maranhão, a implantar uma horta comunitária. A atividade aconteceu na Unidade Escolar Silva Nunes, na manhã de quarta-feira (5). Esta é uma das várias atividades comunitárias que os acadêmicos da UFSM têm desenvolvido no município, dentro da Operação Portal da Amazônia, do Projeto Rondon.
Os universitários Marciéli Bovolini e Bruno Maciel, estudantes do curso de Engenharia Florestal da UFSM, plantaram cebola e coentro em um canteiro de um metro de largura por 10 metros de comprimento localizado no pátio da escola. Os rondonistas também falaram aos moradores de Senador La Rocque sobre a prática da compostagem e os benefícios que ela pode trazer para a comunidade, além de demonstrar como pode ser feita. Para a compostagem foram usados, como materiais, terra de mato, cascas de frutas e de ovos e restos de alimentos, como arroz, feijão e verduras.
O grupo que está na cidade de Senador La Rocque é composto, além da equipe da UFSM, por estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). É liderado pelos professores Fernando Lock e Ubiratan Tupinambá Costa, de Santa Maria, e Cassiano Barros e Cibele Aguiar, de Piracicaba.