Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM participa do 11º Estágio Interdisciplinar de Vivências



Desde a última segunda-feira (17), o assentamento Santa Rosa Bolsão III, localizado em Tupanciretã, está recebendo cerca de 60 estudantes universitários, entre estagiários e organizadores, para a 11ª edição do Estágio Interdisciplinar de Vivências (EIV) de Santa Maria.

Criado no final da década de 80 por estudantes de Agronomia organizados na Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), o EIV é construído em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e tem como um dos seus principais objetivos mostrar aos estudantes a realidade agrária do Brasil e propor um método diferenciado de ensino-aprendizagem, tendo como princípios a interdisciplinaridade (estudantes de vários cursos e diferentes áreas do conhecimento participando), a formação humanística (voltada para a sociedade e construindo novos valores e relações sociais) e o princípio da não-intervenção (durante o período de vivências, os estudantes não intervêm na realidade dos assentamentos, apenas vivenciam a rotina das famílias e participam dela, trazendo para a universidade suas reflexões enquanto futuros profissionais).

Segundo os organizadores, o EIV é pensado e organizado com autonomia estudantil, desde o início do seu processo de construção. Em 1992, a Unesco concedeu à FEAB o prêmio de “Iniciativa revolucionária da juventude latino-americana” pela idealização do estágio.

O EIV é composto de três fases: a primeira, com uma semana de estudos voltados para o entendimento da realidade agrária; a segunda fase é o período de vivências, quando os estudantes são distribuídos em diversos assentamentos da reforma agrária do Rio Grande do Sul; e por fim, a socialização das vivências e fechamento dos estudos na terceira fase.

A abertura do EIV, na tarde da última segunda-feira, contou com a participação da pró-reitora de Extensão da UFSM, Teresinha Heck Weiller, do diretor do Centro de Ciências Rurais (CCR), Irineo Zanella, do chefe do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, Clayton Hillig, além de representantes do MST, da comunidade e das cooperativas do movimento (Cooptec e Cooperterra).

A edição do 11º EIV conta com a participação de estudantes dos mais variados cursos: Agronomia, Terapia Ocupacional, Engenharia Florestal, Medicina, Tecnologia em Alimentos, Enfermagem, Nutrição, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geografia, Ciências da Computação, Serviço Social, Psicologia, Produção Editorial, História, Filosofia, Engenharia Mecânica, entre outros. A maioria dos estudantes é da UFSM, dos campi de Santa Maria, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, mas também participam estudantes de outras instituições do Brasil e da Argentina.

O projeto é coordenado pelo professor Pedro José Neumann, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural, e conta com o apoio das pró-reitorias de Extensão, Assuntos Estudantis e de Graduação, do CCR, CCS, CCNE, CE, CT e sindicatos de Santa Maria, além do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo – Residência Agrária.

O 11º EIV Santa Maria é organizado pela Associação Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF), Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM, União Estadual dos Estudantes – Livre (UEE Livre), Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (Enesso), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST).

Fotos: Adriano de Souza

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-13592

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes