Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

​Para parecer real



Com o intuito de preparar atletas para diferentes condições climáticas de temperatura, altitude e umidade, a Universidade Federal de Santa Maria, juntamente com o Ministério do Esporte, desenvolveu o Centro de Pesquisa em Ambiente Simulado. O responsável pelo projeto é o professor Luiz Osório Cruz Portela.

O Laboratório de Performace em Ambiente Simulado (Lapas), instalado no Centro, conta com uma câmara de simulação de condições climáticas e uma esteira de alta performance. Na câmara de simulação é possível controlar a temperatura, em condições que variam de -40ºC a 50ºC; a umidade, de 14% a 90%; e a presença de oxigênio de acordo com a altitude, podendo simular situações de até 9.000m. Na esteira de alta performance é possível programar aceleração de até 70km/h, aclives, declives e até o trajeto de uma determinada prova. A esteira pode ser utilizada por cadeirantes, corredores e ciclistas. O laboratório é o primeiro do país a desenvolver esse tipo de atividade e também será utilizado no tratamento de doenças.

O projeto do Centro de Pesquisa em Ambiente Simulado foi apresentado, dia 16 de abril, aos representantes de confederações, clubes e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A inauguração está prevista para o mês de maio. O foco do Lapas são os Jogos Olímpicos de 2016, evitando que os atletas precisem se deslocar para lugares com altitude em outros países e treinar com outros técnicos. Além de diminuir os gastos e o desgaste emocional do atleta, que pode ficar meses fora do país.

Também está previsto mais um laboratório no Centro: o Laboratório de Hipoxia e Ambiente Limpo, que deve ser concluído até julho e que auxiliará atletas com doenças respiratórias ou alérgicas.

Os atletas também terão acompanhamento clínico, com procedimentos como avaliação cardiorrespiratória, e acompanhamento nutricional no Laboratório de Nutrição Experimental, para um melhor desempenho.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-14437

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes