Para comemorar o 44º aniversário do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), ocorreu na tarde desta quarta-feira (14) um evento de inauguração do Memorial da Educação Física e dos Esportes, com descerramento da placa inaugural.
Segundo o diretor do CEFD e professor Marco Aurélio Figueiredo Acosta, e coordenador do Memorial, o espaço é simples, mas é um começo para resgatar a história do Centro e “termos noção do seu impacto e reconhecimento em todo o país”.
As visitações ainda não foram organizadas, e o Centro pede a colaboração de egressos para contribuir com material no processo de construção de registro da história do CEFD.
Foi citado no evento os 30 anos do Núcleo Integrado de Estudos e Apoio a Terceira Idade (NIEATI) e os 20 anos do Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada (NAEEFA), devido a importância dos projetos para o CEFD. Com a criação desses projetos, o Centro passou a atender também a comunidade que normalmente não recebia atençãoc da área.
O Centro de Educação Física e Desportos conta atualmente com mais de 100 projetos de Pesquisa e Extensão, registrados no Sistema Integrado de Ensino (SIE), com 3 cursos de graduação, 6 de pós-graduação, num total de 700 alunos.
Estavam presentes no evento o reitor Paulo Afonso Burmann; o vice-reitor, Paulo Bayard Dias Gonçalves; o professor e diretor do CEFD, Marco Aurélio Figueiredo Acosta, o vice-diretor do Centro, professor Rosalvo Luis Sawitzki, um dos fundadores do NIEATI, professor José Francisco Dias; o diretor da Rádio Universidade, Renato Molina, professores e ex-professores do CEFD.
O evento teve início às 14h30min, nas salas 2014 e 2015, onde encontra-se o Memorial. Após a solenidade, os convidados foram recepcionados na sala 2021 para um coffee-break.