​Inserção para o desenvolvimento

A Universidade Federal de Santa Maria sediou na manhã deste sábado (31) cerimônias do Governo Estadual e Federal. Por parte do Estado, foram entregues viaturas para a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe); já o Governo Federal fez a entrega de maquinários referentes ao PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) a municípios gaúchos.

Recepcionados no 5o andar do prédio da Reitoria pelo reitor Paulo Burmann, pelo vice-reitor Paulo Bayard, por pró-reitores, docentes e técnico-administrativos, o governador Tarso Genro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, o deputado Federal, Paulo Pimenta, e comitivas, conversaram inicialmente sobre a proposta feita ontem pela secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes, a Burmann para que a UFSM assuma o Hospital Regional. Sobre isso, combinaram um encontro conjunto, para os próximos dias, com o ministro da Educação, José Henrique Paim, a fim de discutir mais detalhadamente sobre essa responsabilidade da UFSM.

Na ocasião, o reitor Paulo Burmann, apresentou ao governador Tarso a iniciativa da Instituição em criar um laboratório para controle e fiscalização da qualidade do leite. O mesmo, que atuará, principalmente em aspectos que hoje não são trabalhados pelos laboratórios existentes, será coordenado pela professora Neila Richards, do curso de Tecnologia dos Alimentos. “O leite vai mudar a matriz econômica e industrial doestado. A rota do Rio Grande do Sul é liderar essa produção”, ressaltou Rossetto. Burmann ainda entregou ao governador a demanda da região de Vale Vêneto, no que se refere ao asfaltamento de 6 quilômetros em trecho que acesso à localidade. “É uma estrada que tem importância econômica e turística para a região”, concordou Tarso quanto à demanda.

Após esse encontro no Gabinete, aconteceu a entrega na entrada da Reitoria das 34 motos e duas viaturas para a Polícia Rodoviária Estadual, além dos quatro carros para a Susepe, que atuarão no auxílio ao monitoramento eletrônico. Do montante das motocicletas, sete são para Santa Maria, e o restante para atuação no estado durante a Copa, sendo posteriormente repassados a demais municípios contemplados.

Integração regional

Com o auditório do Centro de Ciências Rurais lotado de prefeitos e representantes de 161 municípios gaúchos, Tarso Genro e autoridades presenciaram Miguel Rossetto entregar 71 motoniveladoras e 90 caminhões-caçamba, com um investimento total de R$ 55 milhões. Esses equipamentos foram destinados a cidades com até 50 mil habitantes, e que caracterizam-se pela economia agropecuária e agricultura familiar.

Para Burmann, a UFSM reafirma a dimensão do compromisso com suas comunidades. “A UFSM vem recebendo autoridades nacionais, estaduais e municipais para traçar trabalhos conjuntos no atendimento das demandas da região”, contou. O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, ressaltou que é o momento de se discutir o Pacto Federativo para o bem nacional. “É indispensável que se rediscuta o Pacto Federativo. É algo de interesse nacional. Os municípios aplicam de forma melhor os investimentos do que, propriamente, a União e os estados…….. Somos solidários no espírito público com todos que diariamente atuam para o bem de seus conterrâneos e de suas comunidades “, destacou.

Para o deputado Paulo Pimenta o dia foi muito especial, por receber o ministro Miguel Rossetto na UFSM, sua Instituição acadêmica, bem como pelo fato de que há tempos não acontecia uma solenidade com tanta representatividade na região. “A UFSM é referência de uma nova visão. Burmann está abrindo as portas da Universidade”, afirmou ele.

O ministro do Desenvolvimento Agrário, em seu pronunciamento, destacou o aumento da mistura de biodiesel, que de 5%, passa a 6%, e posteriormente em novembro para 7%. “É energia renovável. O Brasil é um potencial energético e exportador de energia. Ao mesmo tempo, o Rio Grande do Sul é o maior produtor de biodiesel, com nove usinas, constituindo-se no estado que mais abastece com esse tipo de energia o nosso país”, ressaltou, lembrando que com essa medida da Presidência da República foi ampliada a renda do produtor. Quanto à UFSM, o ministro diz que a Institutição é referência nacional em ensino, pesquisa e extensão. Por fim, Rossetto destacou que ao todo 452 municípios gaúchos já foram contemplados com o PAC 2, o que confere 92% do total de cidades do estado. Em termos de investimentos, são R$ 340 milhões somados. Ele relatou ainda que as máquinas entregues são produzidas no estado, mais precisamente em Caxias do Sul e Canoas. “É o trabalhador industrial integrado com o campo, com o produtor rural”, contou.

Encerrando a solenidade, o governador Tarso Genro exaltou a participação de Paulo Burmann nas agendas do estado, e em diversas demandas. “Compartilhar esforços está dando certo. É a ideia republicana e temos que apresentar essa iniciativa para o restante do Brasil, já que estamos vislumbrando um novo futuro, finalizou o governador.

Mais

O Programa de Aceleração do Crescimento (mais conhecido como PAC), lançado em 28 de janeiro de 2007,1 é um programa do governo federal brasileiro que engloba um conjunto de políticas econômicas, planejadas para os quatro anos seguintes, e que tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil, prevendo investimentos totais de R$ 503,9 bilhões até 2010, sendo uma de suas prioridades o investimento em infraestrutura, em áreas como saneamento, habitação, transporte, energia e recursos hídricos, entre outros.

Coordenadoria de Comunicação Social

Texto: Graziela Braga