* Germano Molardi
Há
mais 14 anos na cidade de Santa Maria, o Práxis Coletivo de Educação Popular é
um projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão vinculado à Universidade Federal de
Santa Maria, que desenvolve suas atividades no 4º andar do prédio de Apoio da
UFSM (antigo Hospital Universitário – Husm, na rua Floriano Peixoto, 1750. O curso
disponibiliza, anualmente, 120 vagas gratuitas para pessoas de baixa renda que
tenham o desejo de ingressar no Ensino Superior.
A
seleção é feita através da apresentação de documentos que comprovem a baixa
renda. O curso faz uma lista de suplência por tempo limitado, para que haja
certeza de que a entrada dos novos educandos,
como são chamados os alunos, seja a tempo de eles se prepararem
completamente para os vestibulares.
Porém,
o projeto vai além da articulação do curso Pré-Vestibular. O Práxis se envolve
e se articula com os movimentos sociais da cidade, promove ações internas de
economia solidária, contém uma biblioteca popular que homenageia no nome o
poeta Castro Alves e tem como educadores os alunos das licenciaturas da UFSM e
da Unifra em algumas áreas. O Coletivo, assim como outros cursos
Pré-vestibulares Populares do país, é aberto ao público, por levar consigo a
concepção de educação popular e se considerar também um movimento social.
Há
no curso, um rodízio entre professores, porque à medida que alguns saem do
Projeto e continuam suas vidas profissionais ou acadêmicas, outros entram
podendo estar no início, meio ou fim de suas graduações. Para a preparação
desses professores que trabalharão com os educandos,
o Práxis conta com os grupos pedagógicos para cada área, promove trabalhos
específicos e debates eventuais com os educadores. A maior necessidade do grupo
é que haja, para cada área, professores já formados e parceiros que se disponham
a trabalhar como coordenadores permanentes, que possam guiar os educadores
ainda em graduação e ajudá-los quando necessário.
Nenhum funcionário tem dedicação
exclusiva ao Práxis. Mesmo assim, os professores se organizam de forma que os
alunos não percam aulas, não atrasem os conteúdos e para que tenham uma
educação completa e correta.
Defendendo uma educação mais humana
e contextualizada, que disponibilize aos alunos atividades que estimulem ao
debate e à reflexão, o coordenador geral do Projeto, professor Diorge Konrad, disse
que a recepção da notícia de que a UFSM passaria a ter ingresso somente via Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) foi tranquila, porque isso sempre foi defendido
pelo grupo. “Eu sempre disse para os educandos
do Práxis, no que se refere ao Pré-Vestibular, que o dia que não tiver
Pré-Vestibular, aí é que nós ficaremos contentes, quer dizer, a nossa luta é
por acesso universal ao Ensino Superior”, contou o coordenador. Mesmo com essa
perspectiva, mostrou consciência, ao afirmar que esse acontecimento, em um país
como o Brasil, é apenas para daqui a um tempo.
Mais
informações pelo telefone (55)3220-9222, pelo site www.praxispopular.blogspot.com ou
na página do Facebook, Praxis Popular.
* Acadêmico do curso de Jornalismo, bolsista da Coordenadoria de Comunicação Social