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​Professor – aluno – paciente: benefícios mútuos



O
curso de Odontologia da UFSM tem como objetivo formar profissionais capacitados
a diagnosticar e resolver problemas de saúde bucal para que os indivíduos
tenham melhor qualidade de vida. Para tanto, visto como uma necessidade, os
acadêmicos desde cedo aprendem a aliar a teoria à prática. Concluídas as
cadeiras básicas para a formação, os alunos realizam treinamentos e práticas em
manequins, e mais tarde, isso se efetiva nos serviços odontológicos oferecidos
à população em diversos laboratórios e clínicas.

Os
atendimentos dentários são realizados de segunda à sexta-feira e abrangem
públicos de todas as idades. Os procedimentos vão desde limpeza, restaurações e
cirurgias a próteses parciais e totais e são, em
geral, gratuitos, exceto as próteses e outros serviços que tem custo de
laboratórios. Para receber atendimento, o paciente
deve passar por uma triagem, agendar uma avaliação e mediante os resultados
será encaminhado para aguardar vaga nas Clínicas
específicas das disciplinas
ou então nas Clínicas Integradas, todas localizadas no antigo prédio da Reitoria
da UFSM.

As Clínicas específicas de cada disciplina
são supervisionadas pelos Departamentos de Estomatologia e Odontologia
Restauradora. Fixadas sobre as
disciplinas da grade curricular, o espaço dá a oportunidade dos alunos
desenvolverem habilidades para resolver problemas próprios e relativos ao
conteúdo estudado. As Clínicas Integradas, por sua vez, são
supervisionadas pela Coordenação do Curso de Odontologia. Nelas as disciplinas
são agrupadas e divididas em cinco e o aluno é levado a fazer uma análise mais
cautelosa e criteriosa dos problemas. O nível aumenta de acordo com o
conhecimento que o aluno adquire e acumula ao passar dos semestres.

O serviço odontológico prestado pelos alunos, no
entanto, inicia com a disciplina de Odontologia Preventiva e Social em uma
clínica agregada e extramuros, localizada no Colégio Irmão José Otão, de Santa
Maria. Com procedimentos menos complexos, o aluno, desde o segundo semestre, já
aprende a avaliar as condições adequadas a cada caso e criar uma relação profissional – paciente. Lucas Spat,
acadêmico de Odontologia afirma que o trabalho exercido com as crianças ensina
a exigir muito mais do que o saber em si: “A gente não tem a função simplesmente de dentistas, tem que conversar
com elas, ouvir os problemas e tentar ajudar de alguma forma… A gente ouve
muitas histórias de que elas não têm dinheiro se quer para comprar um
fio-dental ou uma escova nova, e faltam palavras para expressar quão
gratificantes é ver um sorriso no rosto delas no final da consulta.”

Tanto
as primeiras atividades didáticas, quanto às mais avançadas envolvem
participação intensiva dos professores que observam, acompanham e orientam o
saber do aluno para realizar as tarefas cabíveis e eficazes aos problemas
apresentados. O conhecimento teórico, as competências técnicas e as atitudes do
aluno são exigidos a fim de capacitá-lo para um mercado de trabalho promissor.
Lucas acredita ser de extrema importância esse contato com os pacientes bem
como a troca de conhecimento com os professores que o curso proporciona, e
destaca: “Isso nos dá muita vantagem em questão de experiência… futuramente
sairemos da faculdade, profissionais muito mais preparados.”

Novas instalações – Em
breve, o atendimento ao público, as clínicas e os laboratórios de estudo estarão junto ao Centro de
Ciências da Saúde (CCS), no Campus. O novo prédio do curso de Odontologia já está na
fase dos acabamentos. O preço inicialmente estimado foi de R$ 9 milhões de
reais, que já foram acrescidos de mais valores necessários para complementos e
ampliação da extensão de alguns setores. O funcionamento deverá ser mais ágil, reorganizado
e com amplos espaços para o bom andamento do ensino e ao mesmo tempo dos
serviços prestados por alunos e professores à comunidade.

 Texto: Tainara Luísa Liesenfeld

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