Diversos assuntos envolvendo a UFSM foram abordados na coletiva de imprensa concedida pela pró-reitora de Graduação, Martha Adaime, na tarde deste sábado (13), na Sala de Imprensa da Coperves. Sua fala foi marcada por assuntos como a acessibilidade dentro do campus, o importante papel do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) para os estudantes e a possibilidade de abertura de novos cursos.
A Universidade vem, nos últimos anos, buscando aprimorar sua acessibilidade, mas ainda não é o ideal. No início deste ano, informa a pró-reitora, o reitor, Paulo Afonso Burmann, levou ao MEC uma solicitação orçamentária na tentativa de melhorar essa situação. Alguns prédios do campus ainda não possuem elevadores, o que impossibilita o acesso a andares superiores, apenas a entrada no prédio por meio de rampas. A ideia é deixar a Universidade completamente acessível, e a pista que atravessa o campus, construída durante 2014, é um passo em direção a isso.
O Derca é ponto em comum de todo estudante da Universidade, tudo começa e termina ali. Desde 2009, o departamento mostra uma redução significativa de pessoal, então os planos para esse ano é recuperar esse número para poder dar conta de toda a demanda, e a mudança principal será a mudança do Derca para um novo prédio. Hoje ele se encontra no terceiro andar da Reitoria, e a ideia é a de que nos próximos meses se mude para um prédio ao lado do Qualidade de Vida.
Assim como o reitor Burmann afirmou em sua coletiva de imprensa na tarde de sexta, a Universidade pretende oferecer no próximo ano alguns novos cursos, entre eles estão o de Nutrição.
Texto: Luana Mello, acadêmica de Jornalismo
Fotos: Rafael Happke
