​UFSM realiza homenagem em memória aos dois anos do incêndio da boate Kiss

Homenagem foi realizada em frente ao Espaço Multiuso

Na manhã desta terça-feira (27), a UFSM realizou uma cerimônia em memória ao segundo ano da tragédia na boate Kiss. A celebração foi em frente ao Espaço Multiuso, onde, em 27 de janeiro de 2014, uma árvore frutífera foi plantada em memória das vítimas.

O reitor, Paulo Afonso Burmann, os pró-reitores de Extensão, Teresinha Heck Weiller e Ascísio dos Reis Pereira, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, João Batista Dias de Paiva, representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, estiveram presentes no ato.

Burmann reiterou o compromisso da universidade em relação às necessidades da comunidade, como o envolvimento do Husm no tratamento daqueles que precisarem. “É uma dor da comunidade, é uma dor da universidade. Nós nos somamos a este sentimento”, disse. O reitor ainda destacou o compromisso da UFSM em não deixar que este assunto caia no esquecimento. Como ato simbólico, no final da cerimônia, integrantes da AVTSM e do Movimento Luto à Luta, juntamente com o reitor, regaram a bergamoteira, chamada de “Árvore da vida”.

"Árvore da vida" foi regada

A ideia é que essa homenagem seja feita todos os anos para não permitir que o esquecimento recaia sobre a cidade e a comunidade universitária. Das 242 vítimas, 112 eram alunos da UFSM.

Ainda nesta terça, a Multiweb UFSM e a TV Campus exibem o documentário “Janeiro 27”, com depoimentos de pais e sobreviventes da tragédia. A exibição na Multiweb será às 15h e às 21h, neste link, e na TV Campus, o documentário vai ao ar às 20h pelo canal 15 da Net ou pelo site.

Texto e fotos: Luana Mello –
acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias