Enquanto os acadêmicos curtem a última semana de férias, os profissionais da UFSM se preparam para o ano letivo, que começa na próxima segunda-feira (2).
O Restaurante Universitário da UFSM serve cerca de oito mil refeições por dia, entre café da manhã, almoço e janta, nas três unidades. Mediante isso, os 160 funcionários que trabalham no Restaurante – 108 terceirizados da Sulclean e 52 do quadro da Universidade – precisam estar preparados, em todos os sentidos.
Para isso, nos intervalos em que o RU não funciona, a Progep, em parceria com a Prae e a direção do RU, oferece aos funcionários os cursos de capacitação. Esses cursos têm como objetivo agregar conhecimentos para crescimento tanto pessoal quanto profissional desses funcionários, visando à melhoria dos serviços prestados.
Nesta semana, o Curso de Capacitação de Manipuladores de Alimentos do RU teve início na terça (24) e seguiu até a manhã desta quinta-feira (26). A capacitação contemplou os seguintes temas: motivação (Sandra Elisa Requia Souza), câncer de próstata (Dr. Alberto Stein), câncer de mama (Dr. Flavio Jobim), doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos, higiene pessoal (Louise Alves Almeida) e segurança do trabalho (Natália San Martin dos Santos).
O crescimento pessoal dos funcionários influencia diretamente no trabalho por eles realizado dentro do Restaurante Universitário, mas “esses cursos são feitos principalmente para valorizar o trabalho desses funcionários, porque muitos lidam com diversas limitações de saúde, de idade, e o trabalho no RU é pesado, de uma responsabilidade muito grande”, reiterou o diretor do RU, Gilson Bichueti.
Nos intervalos em que esses cursos acontecem, além da capacitação dos profissionais, acontecem as manutenções nos espaços físicos e equipamentos. Esses melhoramentos visam adequar o serviço aos critérios da Vigilância Sanitária, Conselho de Nutrição e à legislação de manipuladores de alimentos.
Texto: Germano
Molardi – acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Com informações e foto da Progep
