Preservar a memória e, ao mesmo tempo, construir a evolução são objetivos por trás da nova marca e do novo site do Centro de Processamento de Dados (CPD), a unidade de tecnologia da UFSM. A ideia, que foi toda desenvolvida dentro do próprio CPD, começou a ser trabalhada em novembro de 2014 e, hoje, segunda-feira (23), a marca e o site estão sendo lançados simultaneamente.
A renovação da identidade visual do CPD, a marca, foi o carro chefe que levou a todas as mudanças seguintes. “A nossa ideia foi pegar a partir da marca antiga, mantendo todo o histórico do que é o CPD, qual sua essência, e fazer uma atualização dela a partir do que nós eramos até aonde queremos chegar”, explica o diretor do CPD, Gustavo Chiapinotto.
Já a atualização do site veio para acompanhar a modernidade que o centro estava buscando, além de mostrar para o público a abrangência do trabalho que o CPD presta.
Segundo o analista de TI e um dos desenvolvedores do site, Daniel De Carli, “o diferencial desse novo site é que ele é mais moderno, mais atualizado, tem mais informações a respeito do que a gente faz e do que a gente pode fazer e existem vários fatores técnico que fazem com que ele se torne mais atrativo para quem o acessa”.
O CPD não procura somente a mudança pela mudança com sua renovação, a ideia é ser visto, é que as pessoas saibam o que o centro faz e a quem elas podem recorrer quando houver alguma necessidade no campo tecnológico.
Para isso, além de possuir uma interface simples, que facilite a navegação do visitante, o site apresenta informações em tempo real, como na aba conexões, em que é possível saber onde está acontecendo o problema com a internet, e esse dado é atualizado a cada cinco minutos. O site também foi projetado para funcionar perfeitamente em dispositivos móveis.
Luana Mello – acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

