Fundado há 12 anos, o Grupo de Estudos Linguísticos (GEL) retomou suas atividades no final da tarde desta terça-feira (24), no Laboratório Corpus, localizado na sala 3302 do prédio 16 do campus da UFSM em Santa Maria.
Sendo um projeto de pesquisa e extensão, que é coordenado pela Profª. Drª. Amanda Scherer, o GEL consiste em um espaço de reflexão e discussão de saberes sobre a língua a partir de textos de relevantes teóricos contemplando noções da linguística.
As reuniões, que acontecem sempre nas terças, de duas em duas semanas, têm em seu público pesquisadores de Letras dos diversos níveis de ensino da Instituição: iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
No retorno das atividades, os participantes responsáveis pela primeira mesa temática, que envolvia “Saussure e o corpus saussuriano”, foram Maria Iraci Sousa Costa, doutoranda, e Márcio Sodré, pesquisador de iniciação científica. Maria Iraci contextualizou as obras de Saussure e apresentou cópias dos manuscritos que teve contato, em sua forma original, na Bibliothèque de Genève. Márcio fez uma apresentação de seu projeto de pesquisa sobre o “valor linguístico” proposto por Saussure.
O próximo encontro acontecerá no dia 7 de abril, com o tema “Teóricos fundadores: a produção do conhecimento linguístico no Brasil”, tendo como debatedores a pós-doutoranda Caroline Schneiders e o pesquisador de Iniciação Científica Maurício Biliao.
Texto e foto: Fernanda Kieling Pedrazzi, professora adjunta do Depto. Documentação/CCSH
