Marketing e novas tecnologias abrem o último dia do Encontro

por Daniela Sangalli

Como fazer com que cada livro encontre o seu público específico? Marketing e como lidar com novas tecnologias foram tópicos da mesa “Marketing, marketing editorial e livro universitário”, que iniciou o último dia de reunião, na sede da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (APUSM).  Devido ao atraso, não foi possível abrir espaço para as falas do público.

Pensar além do livro impresso e reconhecer que marketing não é apenas divulgar o livro, mas sim pensar desde o seu conteúdo e sua apresentação como formas de atrair o seu próprio público, foram pontos levantados para um melhor desempenho das editoras universitárias. Bruno Weiblen (Grupo A) e Fernando Cesar Quaglia (Capítulo Sete) abordaram como as mídias digitais e a tecnologia estão mudando as dinâmicas nas “editoras” – entre aspas, como ressaltou Bruno, pois a função está além de editar, e sim de criar um produto que valore conhecimento.

Marieta de Moraes Ferreira (FGV) trouxe o caso da Fundação onde é editora executiva. A FGV viu uma oportunidade de resgatar títulos já esgotados, relançando como livros digitais, por exemplo. Marieta ressalta a importância de fortalecer o contato com as bibliotecas universitárias, um mercado ainda pouco explorado, e como as competições dentro das próprias universidades atrapalham a publicação de bom conteúdo pelas editoras universitárias.

Direcionar a atenção para quem vende e para quem compra seus livros é uma das tarefas das editoras. O marketing dual, definição da prática de direcionar seu produto para dois campos, como citou Fernando Luce (UFRGS), acompanha vários outros nichos de mercado e, no caso das editoras, seu produto – o livro – é um instrumento que leva algo ao leitor, e isso vale mais do que o dinheiro. Caso contrário, não se trocaria dinheiro por livros, encerrou Fernando.