Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Encerramento da ABEU e as ações políticas para o livro e leitor



 por Maria Helena da Silva 

Ações Políticas para o livro e o leitor foi o tema da mesa de encerramento que ocorreu na manhã desta quinta-feira (7), na APUSM. A mesa que contou com a mediação do novo presidente da ABEU, Marcelo Luciano di Renzo e teve a presença do Vice-presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Diego Drumond e Lima, do Diretor-presidente da Associação Nacional das Livrarias (ANL) Afonso Martin, do Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) Luís Antonio Torelli e da Presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre) Raquel Menezes.

Drumond e Lima iniciou sua fala sobre o funcionamento da ABDL e a importância da difusão de livros no país. Suas colocações foram contempladas pelos apontamentos de Afonso Marin, que explanou como a Constituição Brasileira traz o livro como algo que deve ser plural e acessível ao público e da relação entre o Estado e o mercado para o favorecimento da sociedade. Marin também salientou a importância social do livro e do papel das livrarias como difusora da produção cultural do país.

Luís Antonio Torelli, Diego Drumond e Lima, Afonso Martin e Raquel Menezes são os componentem da mesa de encerramento da ABEU, mediada por Marcelo Di Renz Créditos: Nicoli Saft/Cobertura

A Liga Brasileira de Editoras teve seu espaço de apresentação na fala da sua presidente, Raquel Menezes, que destacou o conceito de editoras independentes, seu papel no mercado editorial e a importância de associações e ações promovidas por entidades como a Libre.

Encerrou-se a mesa com a fala de Torelli sobre outros modos de atingir os leitores, como a venda de livros de porta em porta, e da importância da união dos setores livreiros nas discussões e mudanças para melhoria do acesso aos livros pelos leitores.

Após a fala dos componentes da mesa, abriu-se o espaço para comentários e perguntas. Dentre elas, a questão do livro acessível para deficientes visuais, que segundo Drumond e Lima, ainda é um tema sem grandes resoluções.

A mesa encerrou a XXVIII Reunião Anual da ABEU, após o encerramento do evento, uma visita à Gráfica Palotti e UFSM estava programada.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-49583

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes